quarta-feira, 10 de março de 2010

SEMANA SANTA EM OLIVEIRA MINAS GERAIS

Como acontece todos os anos, a solenidade da preparação para a Páscoa, começa passando pela Quaresma, depois da Quaresma a Igreja propõe a Semana Santa que vem a culminar com o Tríduo Pascal. Dentre estas preparações estão as procissões que marcam muito a "Semana Santa".
Em Oliveira, Minas Gerais já é uma tradição as procissões: "De Ramos" no Domingo de Ramos, "do Depósito" na segunda-feira, "do Encontro" na terça-feira, "de Dores" na quarta-feira, "do Enterro" na sexta-feira e da "Ressurreição e das glórias de Maria" no domingo de Páscoa.


De caráter tradicional, são conduzidas as imagens de Nosso Senhor dos Passos  e de Nossa Senhora das Dores. Imagens belíssimas do final do séc. XVIII, esculpidas por João da Lapa, em Portugal. Se encontram na Igreja dos Passos, igreja também do séc. XVIII, que abriga as duas imagens que foram doadas pelo Cel. Francisco Fernandes.


Marca assim a cada ano a fé do povo oliveirense. Esse ano não foi diferente, uma grande multidão se uniu na Praça XV de Novembro para celebrar o Encontro das duas imagens, ela, a Senhora das Dores, conduzida pelos fiéis, saiu da Capela da Misericórdia. Ele o Senhor dos Passos, saiu da Igreja dos Passos em direção ao Largo da Matriz, onde foi realizado o encontro, à luz do Sermão, feito pelo Padre Diovanni. O Professor Múcio Lobuono que coordena as procissões e os atos externos da Semana Santa em Oliveira, rege o Quarteto que canta os Motetos, (pequenos trechos de passagem da Bíblia falando sobre a Paixão de Cristo); (cf. foto ao lado), conduz o coro Mater Dolorosa, acompanhada por alguns músicos da Banda, "Lira Municipal Oliveirense",regida pelo Maestro Eduardo Guglielmelli.



Durante a procissão são acompanhados pessoas, homens e mulheres, vestidos de figuras bíblicas e crianças vestidas de anjos seguem o cortejo. (cf. foto ao lado).
As imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores são de tamanho natural, feita exclusivamente para celebração da Semana Santa.


Durante a Semana Santa serão atendidas confissões nas demais Paróquias: N. Sra de Oliveira; São João Bosco; São Sebastião e N. Sra. Aparecida.
(cf. abaixo foto do senhor dos Passos, imagem do final do século XVIII- procissão do encontro)
É grande o número de fiéis que acompanham a Procissão do Encontro, todos querem ver a cena do encontro que foi de Maria e Jesus, encenado pelas duas imagens históricas. Muitos oliveirenses que residem fora de Oliveira e até no exterior, vêm a Oliveira nesta data para celebrar a Semana Santa.
(Cf. foto ao lado de N. Sra. das Dores imagem do final do séc. XVIII) 
          
(Cf. Foto acima, multidão de fiéis acompanham a procissão do Enterro, na Sexta-Feira Santa)
O momento mais forte é a Procissão do Enterro, onde uma multidão de fiéis, na sexta-feira Santa, se reuniram para acompanhar o Sermão e o descedimento da Cruz e acompanhar o cortejo da  procissão do enterro. (ao lado foto do Altar-mor da Igreja Matriz Nossa Senhora de Oliveira, construída no século XVIII)


(Esquife com a imagem do Senhor Morto, conduzido pelo pálio)      

Nenhum comentário:

Postar um comentário