sábado, 13 de dezembro de 2014

BIOGRAFIA DE SANTA LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR - Festa 13 de dezembro

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

Luzia ou Lúcia, nasceu em Siracusa, ilha da Sicília, era de família nobre, muito bela. Conta-se que seus olhos eram tão lindos que encantavam os rapazes. Não faltavam-lhe pretendentes.


Luzia viveu mais ou menos entre os anos 283-304, Séc. IV, d.C durante o reinado do tirano, Imperador Diocleciano.

    
De família nobre e cristã, muito prendada, desde cedo tinha decidido consagrar sua vida ao Senhor e assim, fez votos de virgindade perpétua.
Luzia recebeu um dote milionário para seu casamento. Após a morte de seu pai, sua mãe lhe prometeu a um jovem, nobre, porém pagão.


Luzia prometeu que iria refletir sobre o casamento, mas decidiu optar por seu voto de fidelidade a Nosso Senhor.
Sua mãe, Eutíquia, tinha sofrido uma grave doença. Luzia conseguiu convencê-la a ir ao túmulo de Santa Águeda, de onde, milagrosamente voltou totalmente curada.

Enquanto Eutíquia tocava o sepulcro, a Luzia apareceu em visão S. Ágata que lhe disse "Luzia, irmã minha, porque pedes a mim aquilo que tu mesma podes obter para a tua mãe? Eis, tua mãe foi jà curada pela tua fé. E como por meio meu vem beatificada a cidade de Catania, assim por meio teu será salvada a cidade de Siracusa". Luzia disse a mãe "Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou" e imediatamente Eutíquia se sentiu retornar as forças e compreendeu que tinha sido curada. Luzia compreendeu que aquele era o momento justo para revelar a sua mãe a intenção de consagrar-se a Jesus e de querer doar a seu rico dote nupcial aos pobres. Eutíquia, que tinha o coração repleto de agradecimento pela graça recebida, aceitou. Então Eutíquia (ou Eutichia) aconselhou e aprovou que a filha mantivesse seu voto de virgindade.

Quem não conformou com isso foi seu noivo. Que enfurecido denunciou Luzia ao Imperador Diocleciano que a levou a julgamento.
Uma lenda, conta-se que Luzia arrancou seus olhos, colocou em uma bandeja e os entregou ao noivo, que tinha antes fascinado pela beleza deles,  mas em vez de ficar cega, no mesmo instante surgiram outros olhos mais belos do que os de antes.
Verdadeira ou não, foi daí que surgiu a tradição de invocá-la como a protetora contra os males da visão.

Diocleciano interrogou Luzia, ela não negou sua fé. Pelo contrário, afirmou sua vida de  consagração a Jesus Cristo e sua fidelidade à Santa Madre Igreja... 


Tendo sido obrigada por Diocleciano a adorar os deuses (romanos) falsos, Luzia se recusou dizendo  essa frase heroica: "Adoro somente meu único Deus e Senhor e a Ele prometi fidelidade e amor!"

Foi então levada pelos carrascos a um prostíbulo, como castigo pelo seu voto de virgindade. Mas sendo forçada, dez homens não tinham forças para levantá-la do chão. Decidiram matá-la ali mesmo. 

Os carrascos então jogaram-lhe azeite fervendo, mas Luzia saiu ilesa. Somente um golpe de espada que lhe deram na garganta foi capaz de matá-la. Era o ano de 304 d.C.
(Por isso Santa Luzia também é invocada como defensora contra os males da garganta).

Desde o século IV, ela é invocada como Santa. Em 1894, seu martírio foi confirmado após a descoberta de uma inscrição sobre seu túmulo em Siracusa, e cuja trazia sobre ele uma inscrição em grego antigo falando sobre a sua morte.

Em 1039, época das cruzadas e das invasões muçulmanas, com o desejo de proteger as relíquias da santa, um general bizantino pediu que fossem trazidas para a cidade de Constantinopla seus restos mortais;  hoje se encontram na Catedral de Viena, e algumas outras relíquias na Igreja de Siracusa. 
    
      

Igreja de Santa Luzia, Lambayeque, Perú


Santa Luzia é uma santa de devoção popular, assim como muitos outros. Os santos não são deuses, não devem ser adorados. Mas devem ser venerados, isto é, ao lermos sobre a vida de um santo(a), percebemos algo mais. O que levaram esses homens e mulheres a uma coragem e uma firmeza heroica de sua fé, a ponto de resistirem ao sofrimento e dar a sua vida por amor a Cristo. Uma das coisas que os santos nos ensinam é a vivência das virtudes teologais: a fé, esperança e a caridade. Sem elas é impossível viver a santidade. Os santos foram gente como eu e você, com limitações humanas.


Não nasceram santos, mas, eles buscaram seguir e viver ao máximo a palavra de Deus. Foram discípulos e missionários de Jesus. Muitos pregaram o Evangelho com sua própria vida.





Uma das coisas que mais devemos imitar nos santos é que, eles nunca renegaram sua fé em Jesus Cristo e na Igreja. Pelo contrário, ambos estiveram sempre juntos. 
Os santos nos dão testemunho de que vale a pena buscar a santidade. Luzia também se espelhou em santos da sua época. Tanto que levou sua mãe enferma até o túmulo de Santa Águeda para pedir sua intercessão, e conseguiu. 
Talvez no mundo de tantas crenças religiosas, vem nos ofuscar a Luz da Igreja e a nossa fé em Jesus. Mas devemos sempre nos espelharmos nos santos que nunca desistiram. Mesmo enfrente a dor, a angústia, a perseguição e a outros caminhos que nos distanciam, devemos ser firmes às nossas convicções.
O livro dos Atos dos Apóstolos nos diz que os Apóstolos, quando eram presos e chicoteados, mesmo sentido as dores do castigo, não renegavam sua fé, pelo contrário, saiam de lá louvando e bendizendo a Deus a ponto de intrigar seus perseguidores. Quando estamos do lado de Jesus não tememos o perigo, nem poderes, nem outro tipo de perseguição ainda que eles nos levem à morte. São Paulo escreve para nós esta frase: "Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!" - ele nos ensina que, se estamos com Cristo nada pode nos separar de seu amor: "Quem nos separará do amor de Cristo? se Ele é por nós quem será contra nós?" 
Essa mesma firmeza Luzia teve, ela renunciou sua riqueza para viver uma riqueza maior, Jesus Cristo. Seguindo as mesmas palavras de Jesus que nos diz em em Evangelho: "Ajuntai para vos tesouros no Céu, onde a ferrugem não corrói e a traça não come!" 
Os santos são esses exemplos. De nada adianta ter devoção a um santo, se não conhecermos a sua vida e não imitarmos suas virtudes.
Ao estar diante da imagem (ou retrato) de um santo(a), devemos ir mais além do que aquela estátua representa. Devemos buscar a essência que levou aquela pessoa à santidade.
O santos não fizeram tudo certinho em sus vidas, mas eles foram modelando os seus corações, seus pensamentos e ações no coração amoroso de Jesus. E passaram a viver as Bem-Aventuranças que Jesus tanto pregou, vivendo em sua pobreza a riqueza do amor para com Deus e a Igreja.


Hoje o que vemos é o contrário, as pessoas querem ser santas se desligando da verdadeira Igreja de Cristo e ainda mais, buscam dar um jeitinho como Jesus e sua Palavra pudesse ser manipulada a seu favor. Outros porém nem tentam porque se acham indignos de buscar essa santidade, são covardes na fé, "escondedores  de talentos", outros ainda não buscam viver o que a Igreja pede e até por ajuda de alguns céticos se  desviam da fé e do caminho da salvação. 
Por isso, olhar e refletir sobre a história dos santos nos ajuda a contribuir com o nosso relacionamento para com Deus. Outra beneficialidade que os santos nos proporciona é que, os seus testemunhos de vida nos ajuda a reanimar a nossa coragem e a nossa fé. As orações que fazemos aos santos (as) eles as apresentam diante de Deus, mas a graça de alcançá-las só tem eficácia verdadeira se a nossa fé mudar para melhor. Se nosso desejo for realmente buscar viver o Evangelho de Cristo, à luz dos exemplos dos santos possamos cada dia mais buscar Jesus. Principalmente Jesus na Eucaristia. 
Que Santa Luzia nos ajude a sermos boas testemunhas para o reino de Deus. Que ela nos mostre a luz para nunca nos desviarmos do propósito de servir a Deus. Que ela nos inspire a cada vez doar nossa vida em favor dos irmãos.                

6 comentários:

  1. santa luzia me curou em nome de jesus

    ResponderExcluir
  2. na paroquia que frequento sempre fazemos o auto de santa luzia em sua homenagem. sempre fui devota dela pois foi por sua interseção a jesus que hoje posso viver para contar a sua história.

    ResponderExcluir
  3. VOU COMPOR UMA MUSICA PARA LOUVAR JESUS CRISTO E SANTA LUZIA

    ResponderExcluir
  4. Agradeço à santa Luzia por mais esta graça alcançada
    Salve 13 de dezembro,dia de Santa Luzia á protetora dos olhos,
    DA LUZ, E DA ALMA!!!

    ResponderExcluir
  5. Salve 13 de dezembro, dia de Santa Luzia á protetora dos olhos,da luz e da alma!!!
    Muito obrigado á Santa Luzia,por mais esta graça alcançada!!!

    ResponderExcluir