segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ANO NOVO COM SUPERSTIÇÕES? MAU COMEÇO!

De: Pe. Antônio Clayton - Revista de Aparecida ed. 01/11
Conclusão de: Elmando V. Toledo


FIM E COMEÇO DE ANO: RITUAL DE PASSAGEM E DIVISÃO ARTIFICIAL DO TEMPO PELO CALENDÁRIO. O ARTIFÍCIO DA PASSAGEM SUSCITA UMA ÉPOCA FÉRTIL EM SUPERSTIÇÕES, CRENDICES, SIMPATIAS, RITUAIS EXPECTATIVAS SOBRE O FUTURO, VOTOS DE ACONTECIMENTOS FELIZES".










Tudo se mistura: as alegrias e o otimismo das festas com a insegurança, dúvidas e curiosidades em prever o futuro. Esse é visto marcado pelo destino, não construído com a liberdade e razão responsáveis. 
Forças "místicas" ocultas dariam a resposta por meio de tarôs, búzios, magias, adivinhações, videntes, futurólogos etc. na virada do ano.

Pular sete ondinhas, estourar champagne, comer lentilhas, vestir-se desta ou daquela cor, imaginar-se protegido por energias positivas mediante certos atos e objetos.








O desejo VAGO E DIFUSO de vida nova e um ano melhor com saúde, dinheiro, paz a tudo envolve. Estado de espírito, mero costume, ou crendice de fato contaminam o imaginário popular na entrada do ano.



Mas as invencionices eivadas de superstição nunca têm fim. É curioso: após tanto progresso técnico e científico ainda persistem: as crendices, o misticismo da submissão irracional ao ocultismo, o medo da má sorte, o mito dos poderes especiais atribuídos a entidades esotéricas. 



De olho no lucro, o mercado fatura em cima das alienações supersticiosas. Entregar-se às forças externas imaginárias é abdicar-se da própria capacidade em gerir sua vontade. Ofende a dignidade do livre arbítrio. O que significa o fim e o recomeço do ano? Nada mais senão que a Terra deu sua volta completa ao redor do sol.

A superstição é um atentado a integridade da Fé. É pecado contra o primeiro Mandamento, (Amar a Deus sobre todas as coisas); porque em vez do amor total a Deus confia em meros objetos. 

No conceito cristão fé é confiança absoluta em Deus. Quem vive as convicções da fé cristã não fica refém da sorte e do azar e assume de modo responsável suas opções e decisões pessoais.

O supersticioso descarta o poder de Deus. Faz-se dependente de atos de magia, combinação de números ou de cartas de baralho, ou composição de pedrinhas (búzios). Adota ações submissas às supostas forças com poderes vagos sobre a vida humana. A fé é superior às forças racionais, mas não as anula, não subjuga e sim as liberta e ilumina. Instruída pela fé a razão apura o senso crítico, crê no poder da graça e na força da Oração.


CONCLUSÃO

... Bem, ... essas palavras escritas por padre Clayton, nos diz nada mais, nada menos o que a Bíblia já no Antigo Testamento se referia quando Deus proibiu o povo de Israel de acreditar e praticar magias, superstições e e advinhações.

Vamos fazer uma recapitulação do texto do Antigo Testamento:    

Deut. 4, 1.14: "E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá"... Ele vos deu a conhecer a sua Aliança e ordenou que as observásseis: as dez palavras que escreveu na tábua de pedra"...

O que Moisés quis dizer? ... - Que cumprissem os dez Mandamentos da Lei de Deus que outrora Deus os entregou no monte Sinai. Esta é a Constituição de Deus para o povo de Israel e para nós também! 
Se quisermos ter a verdadeira felicidade, devemos observar os Mandamentos. É preciso que a Lei de Deus, que fora escrita na pedra, fosse vivida e praticada no coração do povo de Israel e, hoje também somos convidados a observar essas mesmas Leis. E quais são elas? O Decálogo ou os Dez Mandamentos:
  1. Amar a Deus sobre todas as coisas. (No original é: Eu sou o Senhor teu Deus, ... Não adorarás nem prestarás culto a outro Deus senão a mim).Isto inclui todas as superstições, os cultos às divindades espíritas, e sobretudo não acreditar no poder de Deus.
  2. Não pronunciar o nome de Deus em vão, ( ou sem necessidade). Aqui também implica não blasfemar contra Deus, nem usar em vão e com falta de respeito as coisas sagradas. Implica respeitar a Igreja e as leis de Jesus. Não usar o nome de Deus de seus santos e Anjos em novelas, o nome de Deus deve ser invocado só quando precisamos dele nas nossas situações especiais e nas orações que fazemos.   
  3. Guardar os dias santos de guarda inclusive como o dia do Senhor, o domingo e os dias santos estabelecidos pela Santa Madre Igreja.
  4. Honrar os pais. Devemos respeitar nossos pais, pois, a autoridade dos pais reflete a autoridade de Deus. 
  5. Não matar. Só Deus e Jesus tem o poder sobre a vida e a morte. Isto inclui não só os homicídios, mas todo tipo de morte que não seja de causa natural, como o aborto, o genocídio.
  6. Não roubar ou furtar. Se engloba todo tipo de furto ou roubo, o desejo pelo ato, o enriquecimento ilícito, a exploração do trabalho escravo, prejudicar alguém em alguma situação financeira, golpes, conchavos políticos, superfaturamento, exploração, estelionatos, etc.    
  7. Não cometer adultério. Isto é, o (a) casado (a) na lei de Deus não pode relacionar-se com pessoas casadas, viúva (o) ou solteira (o), pois o Matrimônio é indissolúvel até a morte.  
  8. Não pecar contra a castidade. Isto inclui a pornografia, a pedofilia, os maus pensamentos eróticos, etc. O nosso corpo deve ser santo, não pode ser violado, não pode ser exibido de qualquer forma, devemos respeitar a vida, sobretudo respeitar nosso corpo como templo do Espírito Santo. 
  9. Não cobiçar (ou desejar) a mulher do teu irmão, (ou do próximo). Não desejar para si, nem mesmo nem pensamentos a mulher do outro que é nosso irmão, requer que esse ato atinge a dignidade do Matrimônio e fere todos os prinpípios e a dignidade da família do outro.   
  10. Não cobiçar as coisas alheias, (ou que desejar o que não é seu).  Devemos conseguir as coisas com o suor do nosso trabalho, sem cobiça. Deus nos dá de acordo com nosso merecimento, isto é tudo que temos deve ser abençoado por Deus e não fruto de nossa cobiça. Isto inclui também o enriquecimento ilícito. As propinas, as vantagens escusas de empregos, a exploração financeira e a exploração da miséria para obtenção de lucro. 

                     
Deut 18, 10-14: "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo, seu filho e sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, (ou feitiçaria), à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou invocação dos mortos. Porque o Senhor teu Deus abomina aqueles que se dão à essas práticas, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do senhor teu Deus. As nações que vais despojar ouvem os agoureiros e os adivinhos; mas a ti, porém, o Senhor teu Deus não as permite".

Nós, cristãos que somos, católicos ou de outras denominações cristãs, jamais podemos esquecer que Jesus não aboliu a Lei de Deus, nem a lei dos profetas e patriarcas. Apenas as aperfeiçoou, como Ele mesmo disse:


 "Eu não vim abolir as leis dos profetas, mas aperfeiçoá-las!" A Lei de Deus é uma só e não muda. (Mt5, 17-19). Nada pode ser tirado nem um til deve ser acrescentado ou retirado dela, e deve ser observada, amada e respeitada.

Pois bem, quem se dedica às superstições está pecando contra Nosso Senhor, porque está substituindo sua fé no poder de Deus, para acreditar e ter fé em forças ocultas. Isto é, nas forças diabólicas das práticas pagãs.

Mas você pode perguntar:

Então não podemos invocar os mortos?

O sentido bíblico de "evocação" (ou chamar) que se refere consultar os mortos, com o desejo de que eles nos respondam, como os espíritas fazem: "invocar ou chamar (ou evocar) uma entidade"

Os mortos não voltam a este mundo, nada tem haver com as orações que dirigimos aos nossos mortos, ou com a intercessão dos santos, pois eles os fazem por nós não neste mundo, mas na presença de Deus. Orar pelos mortos, ou pedir a intercessão de um  santo(a), é diferente de chamar o espírito daquele ou daquela para "consultas espirituais", isso não existe e é proibido por Deus. Por quê? - porque satanás é o único espírito que pode assumir várias formas. Quando na verdade se invoca um espírito em um centro espírita, na verdade não é a alma daquele(a) e sim forças malígnas de satanás. Daí Deus proíbe que se faça. Repito: mas de nada tem haver com nossas orações pelos mortos, isto podemos fazer. Conta-se que certa vez, no começo das aparições da Virgem Maria em Medjugorje, satanás quis confundir os videntes assumindo a forma da Virgem Maria, mas os videntes logo perceberam. 


Os Santos Anjos podem, sim, intervir quando necessário neste mundo, não por si próprios, mas porque são seres espirituais limitados ao Senhor Deus. Mas podem por permissão divina trazer suas mensagens, agir em alguma situação especial, nos dar proteção. A Bíblia relata vários casos das manifestações dos santos Anjos para um determinado fim. Por exemplo:


O anjo Gabriel que trouxe a mensagem à Abraão e Sara, cuja ficaria grávida ainda que fosse estéril e de idade avançada; O anjo Rafael que agiu protegendo e curando Tobias; o Anjo que passou na noite da Páscoa Antiga para exterminar os primogênitos do Faraó; O anjo Gabriel que visitou Nossa Senhora na encarnação; O anjo que anunciou no sepulcro a ressurreição de Jesus etc.
Mas sempre com a permissão divina. Eles não possuem vontade própria, ou livre arbítrio como nós.   

Quanto aos mortos, (que alcançaram a salvação), eles podem interceder diante de Deus por nós, mas eles nada podem fazer  por si mesmos. Também não têm o poder de se comunicar com os vivos. Se fosse verdade, a morte física não era necessária.


O Livro do Apocalipse nos mostra esta intercessão, sendo que a alma dos fiéis, (os santos (as), participam da Igreja Triunfante, junto de Deus e intercedem por nós. Vamos ler?


Apoc 8, 4 - "A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos diante de Deus."   


Uma vez saída deste mundo a alma fica incomunicável. Somente Deus e Jesus pelo seu poder, e, Maria por uma missão especial podem-se comunicar com este mundo, mesmo assim em situações especiais. Jesus porque é Deus, ressuscitado e o primogênito entre os mortos, (Apoc1, 8.18). E Nossa Senhora porque foi assunta, (ou levada) ao Céu de corpo e alma. Isto é, Maria está por graça especial de Deus, de corpo e alma na Glória do Pai, porque como Mãe de Jesus, que é Deus, seu corpo não conheceu o pecado. Os demais não podem intervir neste mundo. 

Mas então..., os profetas eram adivinhos, médiuns ou seres especiais? - definitivamente não! ... os profetas foram pessoas comuns, escolhidos por Deus dentro do povo de Israel. Aos quais o Senhor Deus convocava e os inspirava para ensinar e conduzir o povo em tempos difíceis, sobretudo em tempos de guerras e perseguições ou ainda,  quando esses se desviavam do seu caminho.


Eram como diretores espirituais do povo de Israel.
Os profetas agiam por duas maneiras: 1) Por inspiração divina, 2) Ou por ação e intermediação direta de Deus. Como é o caso de Moisés que conversava diretamente com Ele, o profeta Elias etc. Cada qual no seu tempo e na história tiveram um propósito de missão. Mas nenhum deles praticavam a adivinhação e mediunidade.  

Portanto, meus irmãos, vamos deixar essas práticas pagãs de lado, pode ser que sirva para outras pessoas, mas para nós, povo cristão, católicos que somos, batizados e filhos(as) de Deus, somente devemos seguir o que Jesus determinou  e a sua Igreja ensina. Jesus é o único caminho. As profecias não eram advinhações, mas revelações de Deus e orientações para o seu povo. O mesmo o Espírito Santo faz conosco e na Igreja.


Deixemos que Deus seja nosso presente, passado e futuro, pois Ele é o nosso Deus vivo!  


A Carta de São Paulo aos Efésios 4, 17-24 nos diz:


"Portanto, eis que eu vos digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de sua idéias frívolas. Tem o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o seu endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados  da vida de Deus.
Indolentes, entregaram-se a dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza. Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que ouvistes e dele aprendestes, como convém a verdade em Jesus; renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupisciências enganadoras; renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem e semelhança de Deus, em verdadeira justiça e santidade!" 




QUEM ACREDITA EM DEUS, TEM O SEU AMOR E VIVE DE FATO O EVANGELHO DE JESUS NÃO PRECISA DE MAIS NADA, POIS JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VAI AO PAI, NINGUÉM É REALIZADO COMPLETAMENTE SEM ELE!         


                   
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário