segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O QUE É A FÉ - O que podemos entender sobre a Fé?

Muita gente procura entender sobre a fé de várias maneiras, procuram, desejam encontrá-la para certas situações boas ou más. Mas para que afinal serve a fé? Qual o propósito dela?
Sabemos que somente os seres humanos podem ter fé. Porque ela não é algo estranho na nossa vida, mas é muito importante quando queremos aproximar da pessoa de Deus. Aliás, a fé é o veículo principal para chegar até Deus. Sem ela o homem torna-se vazio, sem esperanças e sem um propósito de vida.

Muita gente acha que a fé só serve para fazer milagres acontecer. Não! ela é muito mais que isso, ela é uma força interior que nos faz capaz de enxergar e chegar ao superior. Ela mora em nós, nunca esteve fora de nós. Foi dada por Deus a todo ser humano para que pudesse entender que a vida é muito mais do que nossos olhos possam enxergar. É pela fé que conseguimos ver o sagrado. É pela fé que podemos chegar à verdadeira plenitude. Nela nos realizamos quando a exercitamos de maneira correta.

Há quem diga que a fé está ligada à força do pensamento. Talvez sim, mas eu prefiro acreditar que a fé é um tesouro valioso que pouca gente sabe que tem. É um motor que nos impulsiona para frente, nunca para trás. 
A fé é a soma de crer, confiar e depender de algo superior a nós, no caso, Deus. E quem nos dá é Ele mesmo pelo Espírito Santo. 

Esta fé está ligada aos valores celestes e por isso somente com ela podemos alcançar a verdadeira salvação.
Jesus exigia uma fé coerente, ninguém que sonha demais pode ter uma boa fé. Pois a fé está na realidade do dia a dia. Quem não sofre, não luta, não pode viver uma fé, pois ela é que nos dá coragem para vencer as nossas barreiras, nosso cansaço, nosso egoísmo e alcançar o amor de Deus. Sem a realidade do nosso viver não existe fé.

Po isso Jesus em diversas situações exigia a fé antes de realizar um milagre, não que ela sirva só para isso, mas porque o exercício da fé esta justamente ligado em acreditar, depender e confiar em Deus. Até os ateus têm fé, mas uma fé em algo diferente. Você pode ter fé em muitas coisas, mas se esta fé não servir para chegar conduzir o ser a uma plenitude onde está Deus, está fé não passa de uma força psicológica vã sem motivo. 

A fé que Jesus espera que cada um de nós possa ter e exercitar é muito mais que uma mera força de pensamento e sim, acreditar sem ver, confiar na misericórdia e no poder de Deus. Sem exercitar a fé nada pode ser feito. Jesus ensinou que a fé é como um grão de mostarda tão pequenina, mas se a tivermos poderemos mudar os montes de lugar. 

Tudo isso para nos dizer que a fé não vem do sobrenatural, mas do natural. Ela mora em nós, está dentro de cada um. Às vezes adormecida, mas é como uma semente que plantada em sólo fértil e regada todos os dias, crescerá e se tornará uma forte planta enraizada e dará muitos frutos. A fé está dentro de nós, foi plantada por Deus e devemos fazer crescê-la. Como se faz isso? // Com a oração, com a dependência de Deus como criaturas que somos. Embora tenhamos fé, ela não crescerá, não dará frutos não dependermos de Deus  para que ela cresça. Quanto mais eu aproximo de Deus, mais eu adubo a plantinha da minha fé. Se me afastar de Deus, mais eu vou sufocar e matar a plantinha da fé em mim.

Mas... acreditar é preciso, acreditar é apostar que algo é verdadeiro, é um propósito firme, quem não acredita, não tem fé. Pois, o "acreditar", faz parte do exercício da fé. O acreditar é aceitar que uma verdade existe e esta verdade é Deus. Deus é superior a tudo e a todos.

E por isso, junto com o acreditar está o confiar. Quem acredita, tem que confiar pois: "a confiança é o alimento da esperança". Guarde bem esta frase. Pois uma fé sem confiança não serve pra nada, não traz frutos, não faz acontecer. Pois a fé associada a esperança é a base da salvação eterna. Jesus sempre dizia: "Vai em paz tua fé te salvou!" - todos os que lhe procuravam de certa forma procurando a  sua misericórdia, tinham esperança em Jesus,                        e por isso, traziam um propósito firme, uma confiança e uma dependência em algo que sabiam que poderiam depender: O amor de Jesus. Por isso os milagres aconteciam, porque a fé daquelas pessoas estava alicerçada na esperança que eles traziam, com isso, criam, confiavam e dependiam da misericórdia de Jesus. 


Vamos ler na Bíblia os exemplos e entender algo mais sobre a fé:


A CURA DO CRIADO DO CENTURIÃO ROMANO: Mt8, 5-10. // Aqui neste trecho do Evangelho, encontramos um exemplo claro do que é uma pessoa de fé. O centurião romano certamente ouviu falar de Jesus. Ele procura Jesus não para si, mas para interceder em favor de seu criado que estava muito doente. Jesus queria ir até o local onde estava o doente, mas o centurião achou-se indigno de que Jesus fosse à sua casa, pois na humildade, sabia que era um pecador, um soldado não bem visto pelos judeus. Ele apenas disse a Jesus que dissesse uma palavra. Qual era a palavra que ele esperava de Jesus? - era que seu criado ficasse curado. O centurião dependia do poder de Jesus. Confiou no que Jesus podia fazer. 
Jesus então disse: "Vai e seja feito conforme a sua fé!" - e disse mais: "não encontrei semelhante fé em nenhum dos habitantes de Israel!" - um estrangeiro teve mais fé do que os ditos "povo de Deus". Quando pedires fé dizei, como dizemos em todas as missas esta oração do centurião: 
"Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, (aqui no sentido do coração), mas dizei uma palavra e serei salvo." Sim! pela fé é que somos salvos. Jesus sempre exigiu isso de quem os curava.
LIÇÃO: A fé não não tem credo ou religião. Mas quem tem fé é porque acredita, confia e depende de Deus para realizar coisas que vão além das forças humanas. 
Uma fé verdadeira é aquela fé que confia que tudo vai dar certo, que Deus nos ama e nos quer felizes. Uma pessoa de fé sabe que dependerá de Deus para tudo, que não somos nada sem Deus. Deus não exige nada além de nossas próprias forças, mas exige que confiemos nele. E isso é fé. Fora dessas facetas, crer+confiar+depender de Deus não existe fé. Acreditar é fácil. Mas ter fé implica em muitas vezes crer sem ter visto, confiar e depender de Deus para tudo. Eu disse: DEPENDER DE DEUS PARA TUDO!


Mt9,27-30 - aqui lemos um episódio em que Jesus curou os cegos. A primeira palavra de Jesus: "credes que eu posso fazer isso?" - Jesus testa a fé daqueles homens. E eles sabendo que Jesus era a única esperança, confiando e dependendo do poder de Jesus disseram: "sim, cremos!" e Jesus os curou. Quantas vezes nós queremos que Deus haja em nossa vida que nos ajude, nos ilumine mas não confiamos em seu poder. E se alguém nos pergunta: "-Você crê em Deus?" respondemos que "sim" mas da boca pra fora. Cremos porque ouvimos falar de Deus desde pequenos e não por ter una experiência de Deus em nossa vida.  


As situações da vida pode nos tirar a fé: Mt11, 2-5
Ora, João Batista veio para preparar a vinda de Jesus. Mas em meio a tanto sofrimento na prisão deixou sua fé esmorecer um pouco. Mandou que seus discípulos perguntassem a Jesus se ele era mesmo o Messias esperado. Jesus manda dizer, os cegos vêem, os paralíticos andam, os surdos ouvem, os leprosos ficam limpos... Podia João ter esta dúvida sendo ele o profeta que anunciou a chegada de Jesus? - Pode sim! pois ele era um ser humano, pecador como eu e você. Mas esta situação mostra o quanto o sofrimento pode as vezes nos impedem de enxergar o poder de Deus. Mas há uma interrogação e uma resposta de Jesus, com certeza João ficou feliz e outra vez sua fé renasceu pois viu que sua obra não foi em vão. 
Será que as vezes isso não acontece com a gente? será que por alguma desilusão ou dificuldade da vida deixamos nossa fé esmorecer e questionamos a Deus nossa falta de amor?


Mt13, 53-57 - A FALTA DE CONFIANÇA. Neste caso, Jesus queria fazer em Nazaré sua terra natal, muitos milagres. Mas não fez porque o povo não confiava no poder de Jesus mesmo vendo a força espiritual de Jesus. 
Quem não confia em Deus jamais poderá ter fé, mesmo que acredita em Deus não vai ter fé porque a confiança é importante. Eu só confio em quem eu conheço, se não fizermos a experiência de Jesus e não o aceitarmos como nosso Senhor e salvador como vamos usufruir da vida plena que ele nos prometeu? Temos que confiar em Jesus. Antes de qualquer coisa, fazer com que ele seja o primeiro morador de nossa casa, o coração. Só assim nossa fé terá sentido.


Mt14, 22-31 - A FALTA DE FÉ DE PEDRO; Os discípulos estavam na barca. Lá pelas tantas da noite, veio uma tempestade. Jesus que estava fora no monte orando, vê, e vai ao encontro deles caminhando sobre as águas. Achando que era um fantasma os discípulos assustam.  Pedro quer ter certeza e pede Jesus para ir ao seu encontro. Enquanto confia caminha do mesmo jeito que Jesus. Depois que fraqueza na sua confiança começa afundar e desesperado, implora por socorro.  Jesus então diz: "Homem de pouca fé, porque duvidaste?" - Este episódio reforça o que eu disse no início, acreditar por acreditar não adianta. Acreditamos em muitas coisas, nem sempre elas são verdadeiras. Mas quando se confia a fé se torna inatingível. Pedro duvidou do poder de Jesus, por um momento não confiou, não teve fé no poder de Jesus. Passou a não depender desse poder e o que aconteceu? começou a afundar.


É uma lição para nós hoje. Nas tempestades da vida, diante dos problemas, das várias situações da nossa miséria humana, deixamos nos afogar. Não temos fé. Isto é, não confiamos, não dependemos do poder de Jesus e não cremos que ele possa agir, fazer a gente passar por cima das "águas" das nossas dificuldades. Não temos fé. E assim, mesmo assim, Jesus nos salva, mas nos questiona: "porque duvidaste?"               


Jo 20, 24-29 -  FALTA DE FÉ DE TOMÉ. Um dos onze Apóstolos não estava nas outras vezes que Jesus tinha ressuscitado. Jesus apareceu aos dez. A Bíblia não conta, mas certamente também deve ter aparecido à Virgem Maria, já que João a acolheu em sua casa depois da morte de Jesus. (Jo19, 25-27). Mas o fato é que, Tomé ainda não viu Jesus ressuscitado. Quando os Apóstolos contaram-lhe a novidade ele não acreditou. Até que de novo, agora com ele presente Jesus aparece. O resto do episódio já sabemos. Jesus então chama a atenção de Tomé, porque ele precisou ver pra acreditar. 
Não acontece assim com a gente? Quantos estão a espera de um milagre para ter fé. Jesus disse que para quem tem fé não é preciso ver. Por que? porque acima de tudo está a confiança, a dependência e a crença no poder de Deus. Jesus disse a Tomé: "você creu só porque me viu?" "Bem-aventurado quem crer sem ter visto!" // Assim fica a lição:


Quantos dizem que a ressurreição de Jesus não existiu? Quantos estão esperando uma manifestação do céu para acreditar. 
A fé está dentro de nós, Deus nos deu para que possamos sempre nos relacionar com ele. E essa relação é de um filho para com seu pai. Qual filho que ao pedir alguma coisa ao seu pai não expressa sua confiança, dependência e crê que obterá os favores de seu pai? Assim é a fé, ela deve ser esta força que motiva, que nos dá confiança e nos aproxima de Deus!
No fim Tomé nos dá uma lição: ele disse a Jesus, "eu creio Senhor mas aumentai a minha fé!" - estas palavras de Tomé, na humildade diante da sua fraqueza em não crer na Ressurreição de Jesus e no testemunho dos Apóstolos nos mostra o quanto agimos como ele. A nossa falta de fé no Deus vivo e no Senhor Jesus é tanta, que às vezes procuramos crer em coisas absurdas. Ficamos à espera de um sinal, um milagre para crer. Quantas vezes, diante do testemunho das pessoas de fé não acreditamos, não aceitamos a verdade de Jesus. Diante das situações difíceis ou ainda, diante de alguma coisa que pedimos a Deus e não somos atendidos por ele no momento, agimos como Tomé. Ou perdemos a fé. O mundo com suas contradições, a mídia, os problemas da vida são como corrosivos que nos tira aos poucos a fé. Por isso é necessário fazer sempre a mesma oração que Tomé fez a Jesus: "Senhor eu creio, mas aumentai a minha fé!" - buscar uma fé viva e sobretudo consciente de que ela não serve apenas para fazer milagres ou para mudar uma situação em passe de mágica, mas é algo muito mais importante, é algo que serve para nos por na presença de Deus enquanto vivos. É uma força muito importante que Deus nos dá para amá-lo. Por isso é muito importante que dentro da família, da Comunidade, da sociedade, em casa e no ambiente de trabalho escutemos as pessoas de fé que nos dão exemplo e força de como perseverar na fé. A partir daquela experiência, Tomé nunca mais pode duvidar. Quando mais fazermos a experiência de Deus em nossa vida mais nossa fé se tornará sólida e inabalável.          


A FÉ SEM OBRAS É MORTA (Tiago2,14-28) - São Paulo já dizia, mas o que ele quis dizer?
A fé só tem sentido se ela nos servir para que possamos ser salvos e, para isso, necessita de ser exercitada no dia a dia. Não adianta nada uma fé que não gera compromisso. Se você  diz ter fé, mas se omite diante do Evangelho. Se está longe da comunidade cristã se não participa da sociedade. E se não dá exemplo de pessoa cristã. Então você está se enganando. Pois quando temos fé, ela mesma nos impulsiona ao compromisso com a Igreja e com uma sociedade e uma família melhor. Pois a fé é algo que está em nós e é dada por Deus para nossa santificação. Por isso São Paulo vai dizer que uma fé sem obras é morta, não existe. Primeiro porque quem tem fé se deixa agir pelo agir de Jesus; depois, esta mesma fé produz frutos de graça e conversão na vida do cristão e deve ser buscada dia a dia.                    


QUAL É O SENTIDO DE NOSSA FÉ? - o sentido de nossa é: Jesus Cristo morto e Ressuscitado, pois em Jesus se cumprem todas as promessas. Todas as profecias, toda Aliança de Deus com os homens. (Gl3, 1-14)
ONDE ENCONTRAMOS APOIO E SUSTENTO PARA NOSSA FÉ? - a fé necessita ser alimentada, ela é uma chama que deve ser alimentada. Por isso a Igreja usa a vela como símbolo da fé. Ela deve servir para iluminar e chegar até Deus. O alimento da fé é a Palavra de Deus, a Escritura sagrada, pois é nela que estão reveladas as verdades da nossa fé. Ela é o sustentáculo de nossa fé. Por isso devemos sempre ler, orar e meditar as Escrituras. (2Tim3, 14-16), (Heb4, 12-13); quando lemos a Palavra de Deus, oramos e meditamos-na ela não volta sem produzir em nós frutos de fé e santidade,(Heb6, 4).


Nossa alma é um terreno que precisa ser adubado com a fé e regado pela palavra de Deus. Quem não tem fé é semelhante a um terreno cheio de espinhos e pedras, sua fé não existe, não dá frutos de conversão. (Heb6, 7).


"A FÉ DEVE É COMO UMA PLANTA, PRECISA SER CULTIVADA E REGADA DIA A DIA!" 


A fé depende de ser regada dia a dia, como uma planta. Se ela não FOR CULTIVADA, não produzirá frutos. O cultivo que damos a ela é procurar vivenciar a Palavra de Deus, isto é, temos que buscar meditar e orar as Escrituras, ou a Bíblia Sagrada. Depois devemos regá-la à luz do entendimento do Espírito Santo através da Oração. E buscar nos ensinamentos catequéticos, ou no catecismo da Igreja as normas e conselhos que a Igreja nos orienta. O adubo que faz com que a fé cresça e se torna forte são a vivência e a prática dos Sacramentos que recebemos. Principalmente a Eucaristia. E os frutos de uma fé forte e frondosa como uma planta são as graças de Deus, principalmente a graça da salvação, sem a qual não poderemos chegar até Deus.
Santo Inácio de Loyola já dizia: "devemos confiar como se tudo dependesse de Deus e nos empenhar como se tudo dependesse de nós!" Isto é a fé.


Texto de: Rosa Agirre, escriotra e palestrante.


São Benedito dizia a todos que o procuravam para conselhos e orações: "Já olhou para sua fé hoje?" - Também deveríamos diante das dificuldades de cada dia, olhar para nossa fé. Você já parou para avaliar a sua medida de fé? Certamente os problemas e as dificuldades se tornariam bem mais leves se a fé em nosso coração estivesse bem sedimentada. Mas a fé verdadeira é conseqüência de um relacionamento íntimo com Deus. Quanto mais nos relacionarmos com Ele, mais cremos no seu amor por nós, e é a realidade desse amor por nós que torna todo fardo mais leve.


É com tristeza que vemos famílias com problemas de relacionamento, se desfazendo; crianças e jovens com sérios problemas... E tudo isso acontece pela falta da presença de Deus, como centro da família. E como sua família está neste momento?


Falamos pouco de Deus, não é verdade? Falta tempo para rezar, para partilhar a vida de fé. Mas é na Igreja doméstica, que é a família, onde se inicia a catequese. Por isso deveríamos nos preocupar mais em dar uma formação religiosa aos que nos foram confiados. No entanto, toda catequese e toda pregação só se torna eficaz no testemunho de vida. Não basta ensinar, é preciso viver. Como podemos falar de amor, cobrar atitudes de respeito ao próximo se não agimos movidos por este sentimento? Como poderíamos falar do amor de Deus aos nossos familiares se não agimos como canais da graça desse amor?


A fé é um dom de Deus que recebemos no Batismo e que precisa ser fortalecida a cada dia pelo conhecimento e testemunho de vida. Mas é bom lembrar que ninguém dá aquilo que não tem! 
Se você quer melhorar a sua família deve se empenhar em crescer espiritualmente, se abastecendo da Palavra do Senhor  e da Eucaristia. Deixe o Senhor envolver e te fortalecer com seu amor, pois só assim você poderá levá-lo aos que estão tão próximos de você fisicamente, mas talvez, longe emocionalmente. Que o Senhor te ensine a amar verdadeiramente com seu amor. Que cura, liberta e salva. Olhe para sua fé em especial hoje.


POIS É... Quem tem fé ou deseja alcançá-la deve lançar sua vida, suas preocupações e confiar no amor de Deus que tudo nos providencia. Basta que não cruzemos os braços, mas procuremos dentro de nossa vida viver esta experiência do amor de Deus. E o amor de Deus  está ligado em buscar o seu Reino e a sua justiça. Fazer com que ele aconteça já neste mundo. Para isso é necessário crer, confiar e depender mais desse amor de Deus. 


Jesus ensina que não precisamos de muitas coisas para sermos felizes, basta olhar ao nosso redor e ver que Deus providencia tudo, para os que O buscam. A fé exige de nós que desapeguemos de nossos falsos ídolos e tenhamos confiança em Deus. Se buscarmos viver a justiça e o amor de Deus todas as coisas, inclusive a prosperidade serão frutos dados por Deus em acréscimo. (Mt6, 24-34)  
          
       
Agora que você já tem noção de o que é a fé e para que ela serve que tal exercitar a sua fé?    
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário