quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

APRENDENDO A SER SERVO DE DEUS

Texto de: Elmando V. de Toledo 

Uma das histórias mais bonitas da Bíblia é a história de José, filho de Jacó, ou, José do Egito, como costumamos a chamá-lo. A sua história é cheia de lições que podemos aplicar em nossa vida. A história fala que José era um dos filhos mais novos de Jacó e gozava de muita estima de seu pai, cujo já o tinha  escolhido para ser o seu sucessor na tarefa de liderar a Tribo a qual eles pertenciam. Não só era a vontade de Jacó, mas também era vontade de Deus. Contudo, a inveja de seus irmãos levaram-os a fazer algo repugnante: não tendo coragem de matá-lo, lhe fizeram uma armadilha: depois de espancá-lo deixaram-o preso no fundo de um buraco.Voltando à casa de seu pai, (que era idoso e já não enxergava),  tendo antes sujado as roupas de José com sangue de animal, disseram ao pai que José tinha sido morto atacado por feras. Depois de alguns dias venderam-no aos mercadores que revenderam-o no Egito como escravo. Funciona bem o ditado: "Deus escreve certo por linhas tortas", pois Deus havia-lhe designado uma nobre missão. José não teve medo enfrentou a realidade e soube tirar dela uma grande lição. Sua fidelidade a Deus trouxe-lhe de momento, alguns sofrimentos, mas depois José se tornou um grande homem, um político exemplar e um servo obediente à palavra do Senhor.


Lá no Egito como todos sabem ele trabalhou duro, mas nunca perdeu a fé em Deus nem a fé de reencontrar sua família. E mais ainda, carregou por anos o desejo de rever e perdoar seus irmãos pelo que fizera com ele. Envolveu-se em uma trama com a mulher do administrador do palácio do Faraó, Putfá. Esta, não conseguindo o que queria, (assediando sexualmente José), acusou-o falsamente de assédio cometido por ele; José foi preso, passou agruras, mas como ele era assistido e escolhido por Deus nada lhe aconteceu. Tudo que ele tocava, diz o escritor sagrado, prosperava. Era um homem honrado, corajoso e temente a Deus.


José assistido pela graça de Deus, ajudou o Faraó a interpretar seus sonhos, e assim, o Faraó lhe tinha em grande estima após se livrar dos tormentos que passava por não saber o significado daqueles sonhos. Anos de penúria viria assolar aquele País. E coube a José com sua inteligência e com o poder de Deus tomar as medidas cabíveis para evitar um mal maior.  


O Faraó fez de José seu representante e ele tornou-se governador do Egito, e ajudou o Faraó a vencer a terrível fome que assolava aquelas terras. No entanto, (nos planos de Deus), seus familiares, desesperados pela miséria e a fome, foram buscar ajuda no Egito; buscavam obter recursos e sustento para eles e seus animais, e encontraram a misericórdia de José, que a princípio negou e lhes deu uma lição, mas depois os acolheu, perdoou e os ajudou. (Cf. Gên37:39:41:42:43:44:45:46:47) 


Vale a pena ler e se encantar com esta história. Certamente é um conto de aventura, a saga de José do Egito.

Mas... o que podemos aprender com esta história?


Deus nos dá tudo, mas pede que sejamos leiais a Ele, obedecendo e cumprindo sua Lei. Temer a Deus não ter medo de Deus, é obedecer a Deus, cumprir o que foi determinado por Ele.


Nós somos seres únicos, passamos por este mundo, cada um com uma missão a cumprir. Assim como José foi abençoado, todos somos abençoados por Deus e cada um de nós temos o dever de reconhecer este amor tomar posse desse amor. Mas sobretudo, entender que estamos dentro de uma só família, somos filhos de Deus, não importa a cor, raça, religião e partidos a que pertença. Todos somos filhos de Deus. Se o mundo está passando por uma crise, não obstante dizer que é a mesma daquele tempo de José, fome miséria, violência, é porque estamos agindo do mesmo modo que agiram os irmãos de José, não estamos nos considerando como irmãos. O pecado do orgulho, da avareza  e da inveja está sempre presente hoje mais do que nunca.

Por outro lado quem se propõe a cumprir a Palavra de Deus sofre  perseguições, calúnias e a todo momento surgem pessoas capazes fazer diversas acusações com o desejo de impedir com que a graça de Deus aconteça. E não estão sozinhos pois tudo isso também tem o dedo de satanás. Mas Jesus nunca disse que seria fácil para nós. Pelo contrário a realidade é outra., E assim puderam comprovar os santos(as) neste mundo. Mas ser leal a Deus é: mesmo diante das dificuldades reconhecer que existe um Deus que não podemos abandoná-lo. Existe um Deus que está conosco e fala por nós. Diante deste amor para com Ele é que assim como José, nunca podemos curvar aos poderes, aos ídolos deste mundo: o ter, o prazer e o poder.

Assim como nos tempos de Jacó, há sede e fome, muito maior do que naqueles tempos: o mundo inteiro passa por uma crise, tem fome e sede de Deus. E não acham rumos nem caminhos que os levem a experimentar esse Deus, porque assim como faltou amor de seus irmãos para com José, também falta amor entre as pessoas que talvez possam até professar uma mesma fé, uma crença religiosa, mas não única verdade: Deus é Pai de todos, assim falou Jesus: "Pai Nosso!" - que adianta chamar a Deus de pai se não nos reconhecermos como irmãos?  Se Jesus mandou-nos anunciar esse amor, porque muitos se sentem no direito de ter o monopólio de Deus?



Outra lição desta história: diz o texto que o que mais impressionou o Faraó é que tudo que ele fazia prosperava, porque acontecia isto? a resposta é simples:


Porque José era fiel a Deus. Ele se recusou em ter relações com a esposa da pessoa que mais lhe ajudou, o administrador do Faraó, era leal aos amigos. Tinha amor aos Mandamentos de Deus que ele carregou consigo no coração. José era um homem simples mas de princípios e sabia que servir a Deus era mais importante e lhe bastava. Por isso, por essa fidelidade, possuía as bênçãos de Deus e tudo que tocava e fazia, prosperava. Falta-nos isso hoje, estamos sendo leal a Deus? se dissermos que amamos a Deus, porque então em nossa vida não há prosperidade?... 

Outra lição que esta história nos ensina é:

uma semente pecaminosa que existe desde o princípio, cuja é a raiz de todos os outros pecados: a inveja, ela é a mãe de todos os pecados. Por quê? 

- Porque foi ela quem levou Lúcifer a ser expulso do céu  e este se tornou satanás, ( isto é um anjo mau ou caído); foi a inveja de satanás que fez nossos primeiros pais a serem expulsos do Paraíso, (queriam ser iguais a Deus); Por inveja, Caim matou seu irmão Abel; a mesma inveja que fez seus irmãos traíssem Jacó e José do Egito; e por fim: foi por inveja que também crucificaram Jesus Cristo.

Essa semente maligna está dentro de cada um, nasce com cada um de nós. Mas cabe a nós decidirmos a não deixar que ela cresça, forme raízes profundas até que nos sufoque. A inveja é como uma planta daninha, a princípio, muito frondosa e bonita, mas depois ela mata a árvore frutífera, seca a seiva da árvore, até que ela morra. E, por mais que se adube, sem arrancar as raízes não adiantará nada. Assim é a inveja. Ela cria suas raízes: a primeira raiz é a ambição, a segunda raiz é a traição ou deslealdade, a terceira raiz é a falta de amor, a quarta raiz é a busca de facilidades, a quinta raiz é a busca do poder a qualquer custo; a sexta raiz é o prazer (para satisfazer os caprichos humanos); a sexta raiz é o egoísmo (falta de solidariedade), querer tudo pra si, só pra si mesmo e nunca repartir com os irmãos mais necessitados; a sétima raiz é a mentira. Quantas pessoas mentem por inveja para prejudicar os outros, são os chamados "puxa-sacos". A oitava raiz é a vingança, por inveja os seres humanos não medem consequências de seus atos, e quando não  encontram apoio, ou são menosprezados, ou ao verem o sucesso do próximo, ou ainda, são agredidos em seus orgulhos (o famoso "dedo na ferida"),  sempre dá um jeito de pagar o mal com outro mal ainda maior, ou mesmo dá um jeito de fazer com que aquela pessoa seja de algum modo prejudicada. Ou ainda, agem com violência, física, mental, moral e social. A nona raiz ausência de valores e bons sentimentos. Uma pessoa inveja não se contenta com nada, passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer, até em cima das leis de Deus.

E a décima raiz: a inveja faz com que a árvore da vida, que Deus deu pelo Batismo para santificar o corpo e a alma, pela planta daninha da inveja essa árvore morre e sufocado pelas constantes ações da "planta daninha" que é a inveja, até que morrendo o corpo, a alma também sem Deus, sem Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida. A alma sofre a morte eterna. E como toda planta que não deu fruto, agora se tornará lenha, e lenha serve pra ser queimada. Ou seja, pela inveja a alma vai para o inferno! 


Se quisermos ser felizes temos que ser como José foi. Não interessa onde quer que você está temos que ser fiel a Deus. Seguir o que Jesus e a Santa Igreja nos pede. Onde quer que vamos. José testemunhou diante do Faraó, (que era tido como um deus), que só se curvaria e adoraria seu Deus Verdadeiro, o Deus Javé, de Israel. Cumpriu os Mandamentos, serviu seu povo, amou os seus irmãos, também os perdoou. Talvez não se revoltou mais, porque sabia que se não fosse pelo acontecido, talvez seus pais e seus irmãos morreriam de fome. Mesmo não entendendo os planos de Deus, ele não se revoltou contra Deus Nosso Senhor. Pelo contrário foi fiel, manteve-se fiel aos olhos dos homens e de Deus. Quando tudo parece derrota e sofrimento, Deus ergue os justos e lhes dá proteção. Jesus Cristo mesmo disse: "Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado!" - Para um servo de Deus não existe sofrimento e sim uma grande alegria em saber que Deus prefere os pequeninos, os humilhados. Ele mesmo se humilhou numa cruz por nós. Deus também ama aqueles que lhe são fiéis. Assim ele fez de José um exemplo para seu povo. E por fim a última lição que esta história nos apresenta é que: Quando se é escolhido poe Deus mesmo que todas as forças sejam contrárias, não é capaz de impedir que Deus realize seus planos. O que de início parecia uma derrota para José, se tornou glória, alguém que seria o "salvador" de Israel no futuro. Esse José do Egito, como o chamamos, prefigura o Messias, onde O Divino Salvador viria libertar a humanidade do pecado e resgatar as almas para Deus.  Jesus usou de toda coragem, de toda lealdade ao Pai para nos salvar.  

E você olhando para a sua vida agora... responda para você mesmo:
  1. Existe lealdade para com Deus em seu coração?
  2. Você tem sido um bom servo de Deus?
  3. O que essa história pode ajudar a melhorar sua vida e sua relação com Deus?                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário