sábado, 3 de abril de 2010

PASCOA CERTEZA DE VIDA NOVA PARA OS CRISTÃOS

PORQUE PROCURAIS ENTRE OS MORTOS QUEM ESTÁ VIVO?

A narrativa da Ressurreição de Jesus, segundo Lucas, acontece quando as piedosas mulheres vão até o sepulcro na madrugada de domingo, e já não encontra o corpo de Jesus. Madalena, uma das mulheres, chega a pensar que Jesus fora tirado pelos romanos. Mas quando entra no túmulo, anjos lhes aparecem e anuncia a notícia da ressurreição: "Porque procuras no meio dos mortos aquele que vive, Ele não está aqui, ressuscitou!" (Lc24, 1-6)

A celebração e vivência da Páscoa de Nosso Senhor, é um momento mais que especial, que não deve ficar só em comer chocolates, doces e simbolismos sem nexo, ou ficar preso na sexta-feira da paixão onde apresenta o Cristo morto.
Para os verdadeiros cristãos, ela ganha um sentido muito mais além. Jesus ressuscitou! - isto é a Páscoa Cristã, nada mais é importante para nós do que isto. Pois em Jesus Ressuscitado se cumpriu todas as profecias e a promessa de salvação da humanidade de Deus. 

Não podemos ficar só no simbolismo, mas educar a nossa Fé para algo mais amplo, ir ao encontro de Jesus Ressuscitado, aquele que vive para sempre. A Liturgia da Páscoa do Senhor imprime em nós uma responsabilidade, anunciar este Jesus Glorioso. Foi o que fizeram as mulheres; elas foram ter com os Apóstolos para anunciar a Boa Notícia da Ressurreição. Lc24, 9-12. 

Celebrar a Páscoa é celebrar a vida nova, Deus por Jeus nos trouxe uma vida nova. Paulo chega a dizer que fomos sepultados com Cristo (o pecado e a morte foram vencidos); para adquirir uma vida nova, somos uma nova criatura. Cristo pagou esse preço, e conquistou com seu sangue nossas almas. A morte não tem poder sobre Ele e nenhum de nós. Por isso jesus veio a este mundo e passou todas as provações e privações, exceto no pecado, se igualou a nós, experimentou o sofrimento. 

Não tem sentido nenhum a Páscoa para nós se não vivermos esta realidade. Compreender este significado importante e especial e celebrar com alegria esta certeza Jesus nos conquistou eternamnete. Páscoa é passagem, passagem da morte para a vida. Nós somos vencedores com Cristo, com ele somos revestidos da dignidade de Filhos e filhas de Deus. 

O CAMINHO DE EMAÚS   

Lucas descreve que no mesmo dia, dois discípulos de Jesus iam para um vilarejo chamado Emaús. Iam tristes por causa da morte de seu Mestre. Quando de repente aparece Jesus, na aparência de um viajante. E quis saber deles, (como se já não soubesse), por que eles estavam tão abatidos. Porém eles disseram que aquele homem era o únicoque não sabia do que tinha acontecido com Jesus, que todos esperavam dele a libertação de Israel. Estavam desiludidos, porque não compreenderam as palavras de Jesus à respeito da sua morte. Jesus então começa e explicar, fazendo um resumo desde Móisés, passando pelos profetas. E quando chegaram à aldeia, eles estavam confortados por Jesus, ofereceram-lhe hospitalidade sem saber que era o próprio Jesus resuscitado quem os visitava. Jesus deixa um sinal, parte o pão, e naquele gesto eles entenderam quem era aquele homem. Era o Cristo.

Quantas vezes nós à princípio agimos como esses discípulos? - lemos a Bíblia e não entendemos quem é a pessoa de Jesus, ou não somos capazes de aceitar esse Jesus como nosso Senhor e Salvador.
Jesus pregou "uma peça" nos discípulos. Nãoé necessário voltar no tempo para enxergar, que esse Senhor Ressuscitado, vive. Mora, e como conosco, na pessoa dos nossos familiares. Ele mesmo se disfarça na pessoa do pobre, do dorgado, do marginalizado, para provar nossas atitudes. Quanta suspreza Jesus deve ter neste mundo secularizado e individualista. Onde a "páscoa do consumismo" impede as pessoas de viverem o evangelho.

Jesus vem como um transeunte, alguém que quer saber de nós o que pensamos sobre Ele. E as respostas nem sempre são agradáveis. Porque ou atacamos Ele mesmo, ou a santa religião que ele deixou, suas leis. E queremos dar "um jeitinho evangélico" para minimizar nossas consciências.

Deus é o Senhor da vida, e no entanto muito pouco fazemos para melhorar a vida dos mais necessitados, procuramos matar em vez de salvar. Um dos crimes mais ediondos o aborto. levantamos a voz contra a Igreja e contra o próprio Jesus.

Mas os discípulos foram mais além, correram de volta e anunciaram a ressurreição.(Lc24, 33-35); Quantos de nós temos medo de crer e anunciar Jesus ressuscitado? Porque isso implica uma realidade e uma responsabilidade muito maior. Implica em sermos diferentes, o cristão, é alguém que não vive para as coisas do mundo, mas está no mundo para fazer a diferença. O compromisso com a vida, e tudo que diz respeito a ela, o não à todo tipo de escravidão e morte. O nosso "caminho de Emaús" é a eternidade. Jesus caminha ao nosso lado para ver nossas atitudes, muitas vezes nos prova, mas nos entrega algo muito maior seu amor pelos pequenos deve ser o nosso amor.  Ao mesmo tempo cumprir a Mandamento do anúncio do seu Evangelho: "Ide pois e pregai o Evagelho...Ensinai... batizai em nome do Paido Filho e do Espírito Santo" - essa é nossa missão. Cristo nos constituição sacerdotes, ministros da palavra, para que pudessemos levar a todos o pleno conhecimento de Jesus e sua lei. 

Por isso deixemos as preocuapões do mundo, e procuremos buscar esse Cristo ressuscitado que nos deu uma vida nova. ISTO É A PÁSCOA!                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário