segunda-feira, 2 de agosto de 2010

VIDA, AMOR, SEXO & CASAMENTO

Texto de: Pe. Evaristo Biasi



O Matrimônio cristão é um sacramento da Igreja Católica. Cristo rvelou o casamento, fonte de vida, de santificação de salvação. Os esposos, através do amor cristão, tornam-se em Cristo, uma comunidade viva de salvação no todo de sua vida amorosa,  espiritual, afetiva e sexual.

Vida, amor e sexo são dimensões do amor conjugal. Fazem parte do amor e da vida do casamento cristão. A vida sexual, para ser verdadeira e duradoura. Exige a presença de um amor que assuma todas as dimesões da vida do casal. Separar sexo do amor, da vida afetiva e espiritual de um casal é debilitar em profundidade a dimensão maior do sexo com consequências sempre muito graves na sadia convivência e complementação na vida do casal. O homem e a mulher, através do amor cristão do casamento, devem cultivar seus sonhos e aspirações, mantendo suas individualidades e personalidades diferentes. Pela comunhão da vida amorosa, afetiva, sexual e esoiritual deve buscar sempre mais a unidade de ser, de viver e de existir. "Os dois são chamados a ser uma só carne", isto é, uma comunidade de partilha de toda vida e não apenas de partes.

Para isso se faz necessário, antes de tudo ter uma verdadeira noção, consciência e compreensão da sexualidade. O sexo não é algo que se tem, um órgão em si, mas é algo que se é, homem ou mulher. Todo ser humano é sexuado: corpo, mente, psíquico e alma. Não pode sexo com órgãos sexuais. A copreeensão do verdadeiro sexo exige a presença da sexualidade que é a maneira de ser e de existir da pessoa, isto é, do relacionar-se de complementariedadee entre homem e mulher em suas individualidades. Exige e compreensão do sexo não como uma parte da vida do homem e da mulher, mas da totalidade da vida, como exige a presença dos órgãos sexuais formam a genitalidade, que gera o praser em si.

Separar uma relação conjugal das três dimensões do sexo é matar a vitalidade da vida sexual de um casal no mais profundo de sua comunhão. Numa verdadeira relação sexual deve entrar o corpo, a mente e o espírito. E não só os órgãos sexuais. Quando os espíritos não se casam os corpos ficam viúvos e o sexo torna-se um simples prazer momentâneo que começa e termina com o encontro genital, onde o outro não é amado em seu ser, mas usado  como meio de praser. Esta compreensão e vivência do sexo como praser, leva o casamento para a desgraça e a morte do próprio sexon em si ao invés de transformar em fonte de vida, de comuinhão, de complementação na vida do casal. 

Pela partilha de vidas os esposos cristãos trnasformam sua vida sexual, na unidade da sexualidade, do sexo e da genitalidade, em fonte de vida, de comunhão, de compelmentação mútua, humana e divina, em caminho de santificação e de salvação. Os esposos participam da própria vida de Cristo no todo de suas relações sexuais. Neste sentido o sexo, a vida sexual, é graça de Deus fazendo parte do sacramento cristão. Os esposos partilham da redenção de Cristo e se santificam através daintimidade amorosa, afetiva, espiritual  e  sexual. Verdade esta que somente e será compreeendida e vivida pelos que acreditam e vivem da vida  e na vida de Jesus, na Igreja de Cristo.

Lastimavelmente este tesouro da vida conjugal é praticamente desconhecido, mesmo para a maioria dos cristãos. Pergunto: Como pedir a fidelidade a um casal se não dão conhecimento da grandeza humana e divina do sacramento do matrimônio cristão, como fonte de vida de santidade e de salvação? Sem darmos este conhecimento da riqueza do tesouro do matrimônio cristão, pouco faremos para ajudar os esposos a encontrarem o caminho da felicidade,  da fidellidade, e da realização mútua no amor. Falando do amor cristão, do casamento cristão para os jovens esses normalmente dizem: "ninguém nunca nos falou disso!".

É bom saber queninguém acredita ou luta por aquilo que ainda não descobriu, o verdadeiro amor. Se o casemento na humanidade, e mesmo na vida da Igreja, seencontra em crise ou até em decadência, sem dúvida, faltam os que sensinem o verdadeiro significado do matrimônio cristão comno fonte de vida, santificação e de salvação para os casais, particularmente para as novas gerações.




RELAÇÕES SEXUAIS ANTES DO CASAMENTO




Quero convidar você moça, principalmente para refletirmos sobre as relações sexuais realizadas antes do casamento. Vamos partir do princípio de que as relações sexuais podem ser prazerosase  gratificantes, como também frustantes, desagradáveis e até traumatizantes.


Que consequências podem surgir das relações sexuais realizadas antes do casamento?


O prazer sexual é um estímulo para a preservação da espécie humana. E a sua natureza feminina é despertada e estimulada para este prazer tão intenso e atraente. Por isso, a mulher vai desejá-lo constantemente. Porém, essa necessidade do pazer sexual genital pode tornar tão forte, que a mulher pode ficar dominada; já não consegue ficar sem o prazer e tenta buscá-lo de diversas formas. Assim um namoro pode se tornar em "encontro de relações sexuais". Saibam prezadas jovens que muitos fracassos matrimoniais acontecem exatamente por causa disso. O namoro deixa de ser um tempo de conhecimento de enrrequecimento de um e do outro para se tornar um tempo de curtição sexual. Deixando o lado primordial do namoro que é o conhecimento, a experiência profunda de dois seres diferentes que aprenderão um com o outro. Os casamentos frustrados se dão por causa de um namoro e um noivado mal feito. Logo, a moça não é uma boa mãe, não é acostumada a fazer as tarefas domésticas, etc. e o rapaz não tem paciência com a esposa, não faz nada, não trabalha, não serve para ser marido. Quando se  vê a união dos dois casais estão comprometidos pela falta de estrutura. Coisa que se poderia corrigir no namoro, durante o conhecimento de ambos. É para isso que serve o namoro. Não para encontros sexuais. A moda do ficar, hoje traz consequências devastadoras. Muitos namorados não conversam sobre suas pessoas, seus ideais, seus sonhos, seu projetos familiares e suas dificuldades. Não tem tempo de dialogar porque seus encontros são apenas encontros passionais para o sexo. Assim depois de dois ou três meses casados ficam decepcionados. Um pensa pensa do outro: "Eu não sabia que ela, ou ele era assim! nossa parece outra pessoa, quando conheci não era desse jeito!"... é assim que termina, o casamento torna-se uma frustração total. E não poderia ser diferente. Eles não se conheceram! Durante o namoro não dialogam, não se revelaram um para o outro, ficando apenas no esfrega-esfrega! Não pensaram, nem dialogaram sobre os filhos e o lar que iriam construir.


A gravidez precoce também traz transtornos, inclusive para a mulher, que gera o filho e tem que ficar com ele. Ao homem cabe o pagamento da pensão alimentícia, muitas vezes insastisfatória.
Por outro lado, com a Lei do Governo e  os benefícios sociais como o bolsa família e o bolsa escola, tem contribuído para o aumento das mulheres grávidas que pensam nestes benefícios como forma de sobrevivência, são na maioria das vezes insuficientes. Causando muito mais miséria, fazendo com que estas crianças, mais tarde se tornem pedintes nos faróis e pequenos infratores.  
   
A mulher antes de tudo, deve pensar: O que pode ocorrer em uma gravidez indesejada? - depressão, medo, angústia, falta de apoio familiar ou conjugal e ainda o mais grave, o aborto forçado. Porém o nascituro, tem direito à vida, mas a um custo muito alto, "se" esta gravidez não for bem aceita e planejada de modo a dar uma condição dígna ao nascituro.


O que mais vemos hoje são crianças abandonadas, jogadas no lixo, mortas assassinadas, por causa de uma gravidez precoce, sem nenhum apoio moral e psicológico, e ainda sem ajuda de profissionais da saúde.


Crianças que se tornam pedintes, infratores e muitos pequenos são aliciados pelo tráfico de drogas, porque foram gerados em um momento inadequado, errado onde a mulher sem estrutura não tem muito o que fazer para sustentar o filho. Tudo isso é consequência de um namoro de só ficar, e das relações sexuais imaturas, só pelo prazer, e fora do casamento. A moça não conhece bem o rapaz com quem se relaciona, logo engravida, um ou os dois não tem estrutura para encarar uma gravidez. Ou simplesmente medo da represália dos pais, ocorre os partos escondidos, as crianças jogadas no lixo, abandonadas e os abortos em clínicas clandestinas, ou ainda gerando "filhos sem pai". O perigo do "ficar" está aí, nesse termo quem mais sofre é a mulher, porque homem não gera é a mulher que cabe a gestação, o dar à luz, a amamentação. Se ela, festante não tiver maturidade suficiente da gestação ao parto, se não tiver apoio adequado, inclusive do cônjugue, certamente que essa gravidez vai gerar novas crianças de rua, ou novos bebês abandonados por aí!
Então por isso, é que a mulher deve sempre pensar que o sexo fora do casamento, o ficar momentâneo é comparado a uma casa sem alicerce que de uma hora para outra pode ruir. Deus instituiu a família para que ela fosse esse alicerce. Que sustenta a casa que é o casal e os filhos. O sexo dentro do casamento cristão não é uma invensão da Igreja, mas uma exigência de Deus. Ele que que criou uma família para ser gerado nela. A família é uma bênção de Deus. Dentro do sacramento do matrimônio, o casal se santifica e os filhos  também são santificados, bem como as relações sexuais são direito e dever do casal e também é bênção de Deus. Fora do casamento, é pecado e maldição.   
 
       
Para  a moça que mantém relações sexuais prazerosas antes do casamento, a natureza feminina passa a ter muita necessidade desse prazer, a ponto de muitas vezes não conseguir controlar, acabando as vezes por procura de outros parceiros, se ela não se realiza, vem a frustração, da frustração os crimes passionais, porque a moça passa a procurar outros parceiros sexuais. Há uma infidelidade no namoro. Chega a pensar que não ama o namorado. Sem falar nas outras consequências: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. Ocorre tembém a fragilidade do psiquismo feminino, por achar dependente de relações sexuais e a necessidade do parceiro, ela se sujeita até à violência do parceiro. O prazer carnal pode escravizar, criar uma força distorcida do prazer de modo que a mulher fica mais vunerável e dependente das relações sexuais e escrava de si mesma.


Se o namorado quer ter um namoro casto, a necessidade daquele prazer vai pressioná-la a ter relações sexuais e convencer o namorado a realizá-las. A jovem hoje cada vez mais cedo tem despertado as aptidões e o enteresse pela sexualidade, no entanto  as conseqüências são piores para as mulheres. E essas más experiências nas relações sexais precoces atingem futuramente o matrimônio por causa da infidelidade conjugal de ambos. Pode ocorrer que esposo e esposa não estão se satisfazendo mutuamente levando a um desenteresse sexual de um para com o outro, causando a infelicidade no casamento e a traição.


Depois uma jovem que já teve relações com vários parceiros, chega a casar-se, a natureza feminina impele para  plurisexualidade, isto é o desejo de ser infiel ao esposo. Pois existem mulheres que para se satisfazerem  sexualmente o vazio e a frustração sexual, imaginam ser amadas por outro homem com as quais tiveram relações gratificantes. E as brigas e os crimes passionais começam por aí! - Além do que isso também é adultério.


Outras ficam com saudade de um parceiro antigo, sua sede de afeto passa a lhes falar mais alto. E essa infelicidade vai culminar com a traição, adultério e a separação. E quem mais sofre são as mesmas mulheres vítimas do ciúme dos parceiros ou violentadas ou mortas. E também os filhos que não entendem nada e sofrem com a separação tendo muitas vezes seqüelas psicológicas pro resto da vida.


Percebam então o valor bíblico da castidade e da virgindade. É preciso que a moça seja pura, preservada, especial para o casamento. E o namoro seja mais santo, sem avnçar o sinal. É preciso que a moça domine o sentimento sexual a fim de que o fruto desse namoro culmine no conhecimento profundo do ser humano que estão um no outro. Percebam que Deus Pai aconselha e pede a castidade no sexto Mandamento. Não é a toa pois as experi~encias sexuais mal feitas geram sofrimentos e crianças abandomadas sem rumo, sem amor , frutos de um parazer momentãneo. Nós temos um sentimento animal dentro de nós, porém com uma diferença: Deus nos fez dotados de inteligência para buscar o que é certop em nossas vidas. E criu as leis para que fôssemos felizes. No entanto é preciso que nos achemos dentro desta humanidade e entendamos que há tempo para tudo. Mas se bularmos esse tempo, vamos gerar consequências que  depois nos rarrependeremos. As consequências sã muito mais graves para a mulher do que para o homem. Pois é a mulher que vai carregar nove meses o filho na barriga, é ela quem vai caber o papel da educação. Ao pai, em caso de separação resta um pegamento de pensão e mais nada. A mulher acarreta todas responsabilidades do filho.


Mulheres pensem! e reflitam que: namoro é oportunidade de conhecimento, para depois não se arrependerem mais tarde!         


Fonte: Revista Brasil Cristão-ed. 08/2010                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário