domingo, 1 de agosto de 2010

VOCAÇÃO E VIDA CRISTOCÊNICA

(Pe. Eduardo Dougherty, sj)
fonte: Revista Brasil Cristão ed. agosto/2010
Todo ser humano tem um chamado especial, uma vocação que está inserida em seu ser. E Deus nos conhece pelo nome e pela nossa vocação, por aquilo que somos. Nossos dons e nossos talentos pessoais mostram qual é nossa principal vocação. 

E se uma pessoa souber discernir qual é a sua vocação, tudo ficará mais fácil para ela. Então imagine o que uma pessoa é capaz de fazer se conhecer bem suas aptidões, aperfeiçoar-se através do estudoe do trabalho e, com experiência colocá-las à disposição de Deus Pai, para que sejam usadas em benefício de quem precisar! Essa pessoa será, sem dúvida nenhuma, um excelente médico, engenheiro mecânico, comerciante.
A Ir. Cecília cita, em sua entrevista, uma frase que define bem a palavra vocação: "onde a necessidade de alguém e os seus talentos cruzarem, aí está sua vocação". Perfeito. A minha vocação é para servir ao outro, ao meu próximo, não importa quem seja ele. Todo trabalho que conhecemos é feito para atender a necessidade de uma ou muitas pessoas. Alguém sempre precisará do nosso trabalho, do nosso talento. Portanto quanto melhor eu for naquilo que faço, melhor para mim e, principalmente, para quem sirvo.

Jesus Cristo é o nosso melhor exemplo de pessoa vocacionada e entrega à uma missão. Nenhum ser humano cumpriu, cumpre ou cumprirá sua missão melhor do que fez Jesus. Por amor a cada um de nós, Ele foi atéàs últimas consequências para cumprir sua missão. Porém, alguém poderá dizer: Mas Ele é Deus! Ele pode tudo! Para Ele tudo muito fácil! Concordo em parte, porque Ele é Deus, todo poderoso. Mas também discordo, porque Ele veio a esse mundo como um ser humano, sendo igual a nós em tudo, menos no pecado. Jesus nasceu, vibeu, sofreu, se alegrou, trabalhou, nos ensinou muitas coisas e morreu como um homem comum, pregado numa cruz. Porém ressuscitou.
Sua missão foi a de salvar o ser humano e ele a cumpriu itegralmente. E a nossa principal vocação de cristãos é a de sermos imitadores de Cristo e vivermos seus ensinamentos. Enfim, de termos uma vida cristocêntrica, ou seja, Cristo deve ser o ventro, o modelo de vida a ser vivida por cada um de nós. devemos ser igual a Ele  em tudo, principalmente vencendo o pecado.

Portanto, se eu me conheço como pessoa, como alguém que é amado por Deus Pai, como alguém que tm talentos especiais e diferenciados; se sou uma pessoa que procuro multiplicar e aperfeiçoar meus talentos a cada dia, para colocá-los a serviço do próximo, para o bem de toda a sociedade; se procuro levar uma vida centrada nos ensinamentos de Jesus Salvador, eu posso me considerar, então, a pessoa mais feliz do mundo, realizada vocacionalmente e muito importante no seio da comunidade em que sirvo. 
Para isso você nasceu, para isso você foi chamado, para isso você é vocacionado. Que Deus abençoe os seus talentos e a sua missão neste mundo.


VOCAÇÃO E MISSÃO

(Ir. Nery, fsc)

Vocação, do latim, "Vocare", significa chamar, convidar alguém. "Vocatio" - Vocação é uma situação, um estado de espírito de alguém que percebe que está sendo chamado, convidado, convocado para uma tarefa.
Igreja e vocação. Como na Igreja tudo pensado e feito a partir de Jesus Cristo, obviamente para ela, é Jesus quem chama, convida, convoca alguém, um grupo para determinada missão em seu nome, para ajudá-lo na renovação de sua Igreja e na construção do reino de Deus aqui na Terra.
Mesmo que uma pessoa tenha, excepicionalmente, o máximo de clareza quanto a ser chamdo por Jesus, ele necessita do acompanhamento e discernimento da comunidade eclesial, da autoridade da Igreja. Todo discípulo verdadeiro de Jesus sabe que depende da Igreja e que viver isolado é um risco muito grande de engano na fé. 

O chamdo a ser cristão segundo Marcos3, 13-15; para ser cristão há necessidade de três dimensões perfeitamente integradas: 1) Vocação, ser chamado por Jesus a ser discípulo dele; b) Inserção, passar a viver na comunidade de Jesus; 3) Desempneho da missão dada por Jesus. Eis o texto: "Jesus chamou a quem ele quis e eles foram até Ele. Jesus constituiu 12 para ficarem com Ele; E os enviou para anunciar e para expulsar demônios". 

O cristão, portanto, acolhe o chamado de Jesus para seguí-lo e responde-lhe sim, integra a comunidade dele e assume a missão que Jesus lhe confiar. 

Vocação e vocações. Nossos pais receberam o chamado de Deus e a missão de srem nossos pais. Mas cabe a nós responder sim ou não ao dom da vida e à tarefa de realizá-la neste mundo. Ao dom da vida, segue o dom da fé. Ppor diversas situações Deus suscita e nós o desejo de buscá-lo e nos fornece a cgance do encontro pessoal e do compromisso com Ele. 

Mas no mundo de hoje já não é suficiente a fé de tradição siciológica. Exige-se também a opção pessoal pela fé, isto é, uma resposta ao chamado para crer, esperar e amar. E a opção pelo cristianismo traz consigo diversas possibilidades de se viver a fé e torná-la operante. Nascem daí as diversas vocações para denmtro da Igreja e em nome da Igreja para renovar a Igreja e transformar o mundo.

Todo trabalho pastoral, catequético, litúrgico, etc. tem o dever de levar a sério a dimensão vocacional da vida cristã. Indispensável para a vitalidade da Igreja e para que ela cumpra bem a sua missão.    
          



   




Nenhum comentário:

Postar um comentário