segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SANTA CECÍLIA - PADROEIRA DOS MÚSICOS

"Ela preferiu desprezar as riquezas e a nobreza para consagrar sua vida a Deus. Sua vida foi como uma música linda e suave..."

Cecília era de família nobre da corte italiana, filha dos Metelos, dizem que era de grande beleza. Desde a infância foi cristã. Muito bem educada e dedicada era também uma musicista, louvava a Deus tocando o órgão. Os pais tinham-na prometido em casamento a um jovem pagão, Valeriano.

A vontade dos pais foram-lhe imposta. Cecília não estava feliz com este casamento, mas ela não  o recusou.
No dia do casamento estando a sós com seu noivo, revelou-lhe que tinha consagrado sua pureza e virgindade a Deus, ela dirigindo ao noivo disse:

"Valeriano, acho-me protegida diretamente por um Anjo que me defende e guarda a minha virgindade. Não queiras fazer coisa alguma comigo, o que provocaria a ira de Deus contra ti"

Com essas palavras surepreendeu  tanto Valeriano  que este,  impressionado  com as palavras de Cecília se converteu ao cristianismo.j Depois falou com seus irmãos que converteram-se, Tibúrcio e Máximus, e foram batizados.

Mas Tibúrcio Almachius,  que era o prefeito de Roma, tendo conhecimento do fato quis obrigá-los a abandonar a religião católica sob pena de morte. Estes  se recusaram, juntamente com Cecília.

Então os dois foram levados a julgamento e setenciados à morte. 

Almachius   obrigou Cecília a revelar onde estariam os tesouros dos dois condenados que seriam destinados a ajudar os pobres. Mas Cecília negou, embora ela soubesse estes, já estivam nas mãos dos pobres. 

Mais tarde Almachius descobriu o feito e ficou furioso. Obrigou Cecília a adorar os falsos deuses dos romanos. Ela porém recusou-se e ainda fez mais, aos soldados ensinou-lhes sobre a santa religião cristã. Os soldados então lhe prometeram abandonar o paganismo e se tornarem cristãos. 

Isto enfureceu ainda mais Almachius que ordenou que Cecília fosse levada a estância balneária e que fosse asfixiada pelos vapores de água quente. Conta-se que a fizeram até tomar banho com água fervente, mas Cecília saiu milagrosamente protegida deste banho. 

Almachuis então condenou-a à morte por decaptamento e dizem que deram três golpes e nenhum deles separam a cabeça de seu corpo. Então a deixaram ferida mortalmente. Ficando três dias agonizando na mesma posição. Embora ferida, vinham alguns cristãos visitá-la e ela dava inúmeros  bons conselhos. Cecília antes de morrer fez dois pedidos: que seus bens fossem entregues ao Papa para assistência aos pobres; e que sua casa fosse transformada em uma igreja.

Cecília morreu entre 176-180 d.C. no império de Marco Auréluio. Foi sepultada no túmulo de São Calixto. Mais tarde houve a invasão dos godos e dos lombardos e então seus restos mortais foram levados para Roma, bem como os restos mortais de Tibúrcio, Máximo e Valeriano.

O Papa Pascoal em 817-824 d.C. teve uma visão da Santa que lhe revelou onde estavam as relíquias. O Papa achou o caixão de simpleste com as relíquias. O esquife foi posto dentro de um ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília. Ao lado da santa acham-se o repouso de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.

Sua festa é celebrada no dia 22 de novembro de cada ano, dia em que segundo a tradição Santa Cecília entregou sua alma a Deus. É invocada como padroeira dos músicos, musicistas e cantores, profissionais da área da música, côro, principalmente os cantores líricos.   

ORAÇÃO





Ó Santa Cecília, que quiseste louvar a Deus ao som do órgão, dedicaste sua vida em favor dos pobres. Fizeste de sua vida um belo hino de amor a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Santa Religião católica. 

Concedei que pelos méritos de Jesus Cristo e por sua intercessão eu possa ser dedicado não somente a música, mas que toda minha vida seja de amor contínuo e com toda a firmeza a Nosso Senhor  e amá-lo na pessoa dos irmãos mais necessitados.
Intercedei por mim oh Santa Cecília a fim de que eu possa dar testemunho de Jesus Cristo por onde for com a mesma firmeza e ânimo com o que tiveste mesmo diante das dificuldades e tribulações.
Santa Cecília ajudai-me a ser um bom músico, a ser perseverante na fé e fazei com que minha vida seja sempre um belo hino  agradável ao Senhor.
Assim vos peço por Jesus Cristo Nosso Senhor, Amém!

Rezar 1 Pai-Nosso e um Glória ao Pai em honra de Santa Cecília. 
SANTA CECÍLIA, ROGAI POR NÓS!    
              
    
PENSANDO BEM ...

"Os Santos tem no coração, a pura alegria de se dar. E quem se entrega ao Deus de amor na Cruz alegria encontrará!"  

No mundo de hoje onde existe tantas contradições, é bom a gente se espelhar em Santa Cecília. Que mensagem estamos transmitindo em nossas músicas. Será que podemos à luz de Santa Cecília, compor e tocar coisas que nos edificam e eleva a nossa alma até os vivos sentimentos para com Deus?

Hoje escutamos muitas letras e melodias que desrespeitam a moral e os bons costumes, que insentivam a sensualidade e a criminalidade. 

Cada um de nós deve repensar o que estamos ouvindo, se serve para nossa construção moral e social ou serve apenas para nos induzir ao pecado e ofender a Deus.
Também como católicos, músicos e cantores, dentro de nossas comunidades será que nossa música é bem feita, bem preoparada com amor. Será que nosso canto serve para louvar a Deus ou para aperecer perante a Comunidade?...   



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário