quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2011, DIOCESE DE OLIVEIRA-MG, CELEBRA SEU PADROEIRO







OS MÁRTIRES ESTÃO NO CORAÇÃO DE DEUS POR CAUSA DO  TESTEMUNHO HERÓICO DE FÉ QUE DERAM POR CAUSA DO EVANGELHO.


 - "Quando abriu o selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa do testemunho que eram despositários"
Ap 6, 9









"Glorificando os mártires, proclamamos o cumprimento do mistério pascal, que do "martírio" de Jesus entende , como "passagem da morte à vida", àqueles que deram o supremo testemunho de fé, amor, esperança, em seu sangue derramado por amor dEle. São Sebastião, Mártir do século IV, padroeiro secundário da nossa Diocese e da Paróquia, soldado imperial, sofreu seu martírio em Roma, (Itália), em testemunho de sua fé em Cristo. A iconografia retrata-o crivado de flechas.
Santo Ambrósio, bispo de Milão, também o descreve em seus escritos. Pelas suas chagas foi invocado como protetor contra a peste, a fome e a guerra. São Sebastião foi nomeado padroeiro secundário da Diocese de Oliveira, Minas Gerais Pelo papa Pio XII a pedido do nosso saudoso e primeiro bispo diocesano, D. José Medeiros Leite." São Sebastião é invocado também como protetor do gado e da agricultura. 


A Paróquia de São Sebastião, Diocese de Oliveira, Minas Gerais, está hoje em festa. Celebrando mais uma vez o dia do seu Padroeiro, o Mártir São Sebastião.
Pela manhã as 7:00h houve a primeira Missa festiva em honra a São Sebastião. Com a participação especial da "Lira Municipal Oliveirense".
As 10:00h haverá a missa solene e ao longo do dia reza do terço que culminará com a celebração da Missa as 18:00 e em seguida a procissão festiva.

Dentro dos festejos a São Sebastião que acontecerá até o dia 23 de janeiro, domingo, onde será realizado o grande leilão de prendas e o leilão de gado, além do almoço, que será servido no salão adjunto à Igreja Matriz.
Contará também com a presença dos cavaleiros e amazonas da zona rural e urbana, que, juntamente com os carros- de- bois, conduzirão o ícone de São Sebastião até à Igreja Matriz. A chegada está prevista para acontecer às 11:00 no próximo domingo, dia 23/01/11.

Os leilões de prendas só serão arrematados à vista, e o leilão de gado à vista, ou no cheque.

A primeira missa deste dia 20 de janeiro, as 7:00h foi celebrada por Padre Cláudio Parreiras, ex-pároco e que atualmente está exercendo suas atividades em Aguanil, MG.


Na homilia que fez, durante a celebração, Pe. Cláudio destacou que os cristãos sempre são perseguidos de várias maneiras. Não só o martírio é causa de perseguição, mas existe muitas outras formas de martírio e perseguição que a Igreja enfrenta hoje, seja direta ou indiretamente.




Lembrou ainda que, os sofrimentos de São Sebastião se assemelham aos de Jesus Cristo, cuja fé o soldado professou até a morte derramando seu sangue em favor de seus irmãos e na defesa de sua fé. Questionado por suas virtudes e por ser cristão, São Sebastião não esmoreceu. Despojou-se de ser soldado romano, entregando sua vida provou com atitudes heróicas ser mais "soldado de Deus", e, por isso, alcançou
a glória dos Santos.
Nas suas palavras Pe. Cláudio explicou que:






  1. Assim como Jesus foi preso na árvore da cruz, São Sebastião foi preso e amarrado em uma árvore, um carvalho sendo flechado por arqueiros.
  2. As cinco flechas da imagem representa as cinco chagas de Cristo, cujo sangue foi derramado na árvore da Cruz.
  3. Assim como Jesus Cristo foi despido de suas vestes, São Sebastião foi despido, revelou-se a identidade do cristão, o forte e bravo defensor da fé cristã, modelo em um mundo pagão. Se faz nosso modelo hoje em meio a tantos desafios e perseguições.
  4. A faixa vermelha que ostenta a imagem, do ombro ao quadril, representa o sangue que São Sebastião derramou em testemunho de sua fé, honrado na ladainha dos santos.
  5. O capacete ainda sobre a cabeça, como soldado ainda pronto de guarda, representa o capacete da coroa de espinhos de Jesus. Escândalo para os judeus e motivo de zombaria, se tornou para nós a símbolo da realeza de Cristo. O Rei do universo.   

   "Lembremos pois, que, além imagem deve se entender o que ela tem a nos transmitir. Se a olharmos por simplesmente olhar, não passará de um retrato, um símbolo. Mas devemos perceber a mensagem traduzida que ela nos tem a passar. A imagem não é para ser adorada, é para ser venerada, isto é, respeitada. E como tal, deve nos transmitir a mensagem que o artista impregnou nela, de forma clara e catequética. " (tirado da homilia do Pe. Cláudio Parreiras) 


"A vida dos santos nos permite através da vivência de suas virtudes, que sejamos seus imitadores no amor a Jesus e seu evangelho.
Sebastião era um militar, soldado romano, que tinha se convertido ao cristianismo. Naquele tempo, a Igreja, os cristãos de maneira geral eram perseguidos e não podiam expressar sua fé publicamente, com o risco de serem presos torturados e condenados à morte. No tempo em que Sebastião viveu era assim, por causa do crescimento do cristianismo, muitos pagãos se converteram e isso não era bom para o poder (romano) daquela época que era pagão. Muitos foram jogados na prisão, torturados barbaramente até a morte. A começar dos Apóstolos, Estêvão, e muitos outros santos que foram martirizados pelos imperadores da época: César Nero, Dominciano, Dioclesiano, etc. Quem pregasse em nome de Jesus era morto!  
Sebastião, depois de se converter ao cristianismo, muitas vezes ajudou seus irmãos na fé, enviando-lhes, água, alimento, apoio moral, etc. Mas ele foi denunciado, preso e levado ao Imperador romano e, quando foi interrogado sobre sua fé cristã, ele a professou firmemente, mesmo aconselhado a abandoná-la. E mais, quis convencer Imperador romano a se converter também. Ele ficou furioso e mandou prender Sebastião. Os romanos eram politeístas, isto é acreditavam em vários deuses. 
Sebastião então, foi julgado, castigado e acusado pelo crime de conspiração e insubordinação ao exército e ao Imperador. A pena aplicada foi morrer à flechadas.
Os soldados o levaram para fora da cidade e o amarraram em uma árvore, e os arqueiros atiraram-lhe flechas que perfuraram seu corpo ferindo-o mortalmente. Os soldados pensado que Sebastião tinha morrido, deixaram-no ali caído à mercê da própria sorte. Mas ele não morreu. Uma mulher que era cristã, vendo Sebastião caído ali o socorreu, levou-o para casa e curou suas feridas.
Mas Sebastião voltou outra vez ao Imperador. Tentou mais uma vez que ele lhe ouvisse e se convertesse. Mas a tentativa não deu certo e, dessa vez, Sebastião foi novamente preso e condenado a morrer à pauladas.
O povo cristão daquela época viu em Sebastião o exemplo forte de cristão e sua fé. E começaram a recorrer -lhe pedindo sua intercessão, sobretudo quando havia situações de guerra, de fome e pestes. E muitos milagres aconteceram por sua intercessão. Essa referência  nos deu Santo Ambrósio em seus escritos. E a devoção se espalhou por todo mundo, cruzou os mares e veio até nós. Conta-se que seus restos mortais estão enterrados em Roma ao lado do túmulo de São Pedro. Tamanha foi a bravura e a firmeza de fé deste santo e os inúmeros milagres atribuídos sobre a sua invocação. E podemos comprovar o fato quando vemos tantas cidades, comunidades e paróquias dedicadas a São Sebastião, o carinho do povo, sobretudo da zona rural, que tem em São Sebastião um intercessor contra os males que assolam a plantação e os animais. Também é o padroeiro dos militares.
Podemos observar o quanto São Sebastião é querido e venerado pelo povo católico, quantos nomes, Sebastiãos e Sebastianas espalhados pelo mundo afora...  É impressionante ver quantos são os milhares de fiéis que têm em São Sebastião como intercessor e lho expressam enorme carinho no dia 20 de janeiro, dia que marca a sua morte, e, dia que a Igreja celebra a sua festa. Os santos não são deuses, não podem ser adorados, sabemos bem, mas são espelhos, por onde nos mostram a face das virtudes com que cada qual viveu e chegou à glória de Deus. São nossos intercessores secundários conforme descreve o livro do Apocalipse, cuja referência lemos no início deste. Por seus méritos e por suas virtudes, participam da glória de Deus. O exemplo que cada um deles deixou para nós, a forma com que os santos abraçaram e viveram sua fé em Cristo e nela perseveraram até o fim, nos faz seus imitadores de modo que também nós, cristãos do novo milênio possamos um dia também chegar a esta mesma glória junto de Deus.      


(de: Elmando Valeriano de Toledo)        





São Paulo, na sua Carta dos Romanos: Rm5, 1-5, nos diz que: 


"Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por ele tivemos acesso a fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos. Na esperança da glória de Deus. E não só isso, pois nos gloriamos também nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera constância, a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança não decepciona. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."  

E o Evangelho de Jo15, 18-21 escolhido especialmente para a solenidade de , Jesus vem nos ensina que:

"Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que vos pertence. Mas, porque não sois do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: - "O servo não é maior que o Senhor. Se me perseguiram, haverão de vos perseguir. Se guardam a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós, por causa do meu nome, porque não conheceram aquele que me enviou!"    



Quero no ensejo, fazer homenagem póstuma ao José Domingos dos Santos, proprietário rural e carreiro que, nos outros anos sempre esteve presente junto com com a comitiva de cavaleiros e amazonas que conduzem o ícone de São Sebastião, dentro dos festejos da Paróquia.
Deus este ano o chamou para junto de si, dia 21/01/11; deixando a todos imensa saudade. Mas  onde estiver, possa Deus, juntamente com o glorioso Mártir São Sebastião o recompensar. A todos da sua família, Deus possa lhes dar o consolo e a firmeza de ânimo neste momento de luto e de dor. José Domingos sempre estará no coração de todos os seus familiares e amigos e de todos os paroquianos.      












23 DE JANEIRO DE 2011 - COMEMORAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO
ABAIXO: FOTOS - CHEGADA DA PROCISSÃO DOS CAVALEIROS E AMAZONAS  TRAZENDO O ÍCONE DE SÃO SEBASTIÃO 



























Com grande alegria os fiéis chegaram cedo à Matriz de São Sebastião,vindos de todos os lugares, de outras paróquias e da zona rural para aguardar a chegada dos cavaleiros e amazonas que vinham em procissão  da fazenda do senhor Milton Campos, trazendo o ícone do padroeiro no carro-de-boi. Era grande o número de pessoas que participaram da missa solene que fora realizada as 10:00h. Um número de aproximadamente 450 pessoas lotaram a igreja de São Sebastião.
Após a missa calcula-se que do lado de fora, estavam presentes cerca de 3.000 pessoas prestigiando o evento. Padre Roberto Carlos (Pe. Betinho), abençoou os cavaleiros e amazonas que passavam em frente à Matriz.
Um importante destaque que já vem acontecendo na tradicional procissão montada foi a presença de vários cavaleiros e amazonas mirins.


A movimentação era intensa, além das barraquinhas, foi realizado também o leilão de gado e de prendas no ádrio da Matriz e o tradicional almoço.
À noite, por volta das 20:00h foi realizada a segunda procissão de São Sebastião, porque já fora feita uma no dia 20 de janeiro dia do Padroeiro com um trajeto mais curto. Nesse domingo 23, 01, aconteceu a segunda procissão do Padroeiro com um trajeto mais longo, tradicional. Terminando com a queima de fogos e muitos vivas a São Sebastião.        

























































































































2 comentários:

  1. estive em oliveira no mes de janeiro adoro a cidade minhas primas moram em oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, obrigado por acessar o blog. Volte sempre Oliveira as esperam de braços abertos. Um abraço em Cristo!

      Excluir