quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PORQUE JESUS FAZIA MILAGRES?

Os milagres estão intimamente associados à missão de Jesus, a tal ponto que, negados os milagres, se nega a própria identidade de Jesus. Os Apóstolos, desde as sua primeiras pregações, apresentaram Jesus como autor dos milagres (Cf. At2, 22 e 10, 38).

Os milagres estão de tal modo inseridos na trama da missão de Jesus que sem eles não se explicariam a admiração e o entusiasmo que Jesus suscitou desde o início de sua missão pública. Jesus falou mediante palavras e sinais, como bem dá para entender Mateus ao sintetizar a vida pública de Jesus: "Jesus percorria todas as cidades e aldeias ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho e curando todas as doenças e enfermidades" (Mt9, 35 e 4, 23).



São Mateus no seu Evangelho, nos diz que Jesus mesmo explicitou o significado de seus milagres:
    João o batista manda seus discípulos perguntar a Jesus: "Sois vós aquele que deve vir ou devemos esperar outro?" Jesus responde apontando seus milagres: "Os cegos recuperam a visão, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados". (Mt11, 2-6); Com outras palavras Jesus diz que está cumprindo as profecias  messiânicas, que identificam o Messias mediante a realização de sinais e prodígios.  ( Cf. Is26, 19;29, 18; 35, 5s; 61, 1). Por conseguinte, segundo Jesus os milagres vem a ser os sinais de que ele é o Messias.
    Jesus responde aos fariseus: "Se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então o reino de Deusjá chegou até vós!" (Mt12, 28) - Neste caso, os milagres são os sinais de que reino de Deus já chegou à Terra. Com efeito, dominando os males físicos (doenças e achaques), e morais (o pecado) dos homens, vencendo a própria morte, Jesus mostra que, na sua pessoa e nas suas obras, o reino de Deus se faz presente e atuante neste mundo. Assim os milagres se inserem harmoniosamente na pregação de Jesus, comprovando-a e autenticiando-a.
    Jesus começou a verberar as cidades onde tinha feito a maior parte de seus milagres, por não terem se arrependido: "Ai de ti Corazim!  Ai de ti Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito teriam se arrependido, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Mas eu vos digo: No dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. E tu, Cafarnaum, por acaso te elevarás até o Céu? Antes, até ao inferno descerás . Porque se em Sodoma tivessem sido realizados os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje. Por isso digo que no dia do Juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti!" (Mt11, 20-24) - Destas palavras de Jesus se depreende que os milagres foram efetuados em Corazim, Betsaida e Cafarnaum precisamente para que tais cidades se convertessem, compreendendo a irrupção do tempo messiânico. Os milagres, são pois apelos os sinais eloqüentes  pelos quais Deus chama os homens a passar  dp pecado para vida nova. Os milagres evidenciam a identidade de Jesus. Ao vê-los os homens perguntam: "Que é isso, como manda até mesmo os espíritos imundos lhe obedecem!" (Mc1, 27). Ou ainda: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mc4, 41).  

    Algo de inédito aparece entre os homens, ... este inédito é o Messias assinalado por suas obras.
    São Tomás de Aquino escreve que Jesus fazia milagres para comprovar sua divindade. Isto porque Jesus fazia milagres de uma forma nunca realizada antes. Realizava milagres por natureza própria. Jesus operou milagres que ultrapassam todas as virtudes criadas. Apenas um Deus pode fazer o que Jesus fez. Então Jesus é Deus.

    Jesus ainda realiza milagres sem consultar ninguém. Jesus os fazia com seu próprio poder. O Evangelho diz: "Saía dele uma virtude que curava a todos" (Lc6, 19).

    São Cirilo nos diz sobre Jesus: "Jesus não recebia poder alheio. Ele sendo Deus por natureza, manifestava o seu próprio poder sobre os enfermos e por isso fazia incontáveis milagres".   

    São Mateus afirma: "Expulsava com uma palavra os espíritos e a todos os que sentiam mal os curava". (Mt 8, 16); Jesus operava milagres porque eles autenticavam sua doutrina. 
    E, vamos refletir mais um pouco sobre a maneira de agir de Jesus como taumaturgo:

    Jesus nunca realizou milagre em seu proveito pessoal. Para por em evidência ou para sair de uma situação embaraçosa. Sofreu fome, sede, cansaço, dormia onde encontrava, sem ter onde reclinar a cabeça; quando foi aprisionado por seus inimigos, nada fez para se libertar ou escapar da morte humilhante na cruz.

    Pregado no madeiro, seu poder foi ironicamente desafiado, seus adversários queria vê-lo se libertar daquele sofrimento e até mesmo da cruz. Mas, não o quis. Diziam: "Se tu és mesmo o Cristo, salva-te a ti mesmo, se és o rei de Israel, desce da cruz, para que vejamos e acreditemos." (Mc15, 31) - Jesus quis parecer fraco e impostor aos olhos de quem o desafiava.
    Jesus não ambicionava sucesso, nem benefícios materiais. Ao contrário, proibia as pessoas que apregoassem sua obra. Assim por exemplo, "após ressuscitar a filha de Jairo jesus, recomendou que ninguém viesse a saber o que tinham visto" (Mc5, 43).

    Após a cura do surdo-mudo, Jesus recomendou que não dissessem a quem quer que fosse (Mc7, 36). 
    O silêncio imposto por Jesus visava impedir o equívoco dos judeus sobre a messianidade de Jesus. Eles poderiam julgar  que Jesus viera para resolver problemas de ordem política e material e dar a Israel a hegemonia sobre os demais povos. 

    Jesus não realizava milagres para punir. Jesus veio para salvar e não para destruir, (Lc9, 54s). Por isto não é condizente atribuir-lhe a vontade de prejudicar as pessoas, ainda que fossem pagãos, como os gerasenos. O autêntico espírito de Jesus se revela quando os filhos de Zebedeu quiseram baixar fogo dos céus sobre os samaritanos inóspitos. "Jesus os repreendeu", e, conforme alguns manuscritos disse: "Não sabeis que espírito sois, pois o Filho do Homem não veio para fazer perder a vida dos homens, mas para salvá-las!" (Lc9, 54s) 

    Jesus efetuava milagres com grande simplicidade, sem recorrer a fórmulas mágicas, nem a ritos complexos. Bastava uma palavra, com autoridade, como no caso da cura do leproso: "Quero ser curado!" (Mc1, 40-42) - ao paralítico disse: "Eu te ordeno: levanta-te toma teu leito e anda!"  - (Mc2, 12); Ao homem que tinha a mão seca disse: "Estende a mão!" (Mc3, 5)e a mão ficou curada. 
    Ao acalmar o mar revolto, imperou: "Silêncio!, acalma-te! logo o vento cessou e houve grande calmaria. (Mc4, 39)

    Jesus não fazia alarde nem publicidade de seus milagres; antes, era muito discreto e reservado. Não se apresentava como um taumaturgo, nem procurava doentes para curá-los; eram estes quem vinham até ele  ou eram levados por outros. Simplesmente, acolhia a todos, salvava, os curava e os ajudava.   
        
    Texto de: Pe. Francisco Sehnem, scj

    OS MILAGRES SEMPRE TEM UM PROPÓSITO

    Os milagres sempre tiveram e terão um propósito: fazer com que o poder e o amor de Deus seja reconhecido e, através dele, possamos de certa forma, aumentar a nossa fé, ou nos convertermos melhorando nosso relacionamento com Ele.
    Quando Jesus perdoou a mulher adúltera ele disse: "vai e não peques mais!" - este pedido de Jesus está se referindo à conversão profunda do ser frágil, atribulado pelo pecado.


    Estar ao lado de Deus sentir o seu amor, viver este amor a cada instante é um milagre, mas, exige de nós uma certa firmeza de princípios.
    Deus está pronto para nos ajudar de uma forma ou de outra, ou como diz o velho ditado: "Deus escreve certo por linhas tortas", é um ditado que usamos sempre para expressar que Deus usa maneiras e métodos que mais lhe aprouver para nos fazer com que tenhamos uma vida espiritual e física melhor. E as vezes para Deus nem sempre, se livrar de um sofrimento ora é de sua vontade, se, ele nos servir para a educação do nosso ser espiritual. Porque digo isto? - porque vejo muita gente dizer: "Deus se esqueceu de mim","Deus não me atende", "Onde está Deus?" etc. Na verdade Deus, através de Jesus nunca se esquece de ninguém, mas, às vezes aquela graça, aquela ação de Deus não acontece de momento porque o propósito de Deus é outro. 


    Hoje vemos muitos pastores evangélicos pregarem que devemos determinar a Deus uma cura ou um milagre. Isso é uma afronta ao poder de Deus. Agindo assim queremos forçar o poder de Deus a uma situação que Ele poderá nos atender, mas estamos desviando de seu propósito. Além do mais não podemos achar que Deus é um empregado nosso que obedece as nossas ordens. 
    Mas aí perguntamos: se é assim porque rezar e pedir? porque é assim que funciona. Somos filhos de Deus, devemos pedir ao Pai não com exigências, como adolescentes que querem tudo certinho na hora. Não é assim, Deus sabe muito bem como agir e porque agir na hora certa. Jesus mesmo disse quando nos ensinou a Oração do Pai-Nosso: ..."seja feita a tua vontade..." quer dizer, devemos aguardar a vontade de Deus, porque Ele sabe o momento para o qual se destinará a graça. De nada adianta conseguir um milagre, se este não servir para nossa santificação, nossa conversão. 


    Também devemos fazer da nossa parte. Por exemplo:
    Você pede a cura para uma determinada doença, mas abandona o tratamento, ou faz tudo ao contrário do que o médico recomendou, adiantará Deus ter te curado? A doença não voltará novamente por irresponsabilidade sua?


    O aluno pede a Deus a graça de passar em uma prova, mas ao invés de estudar, procura noitadas, baladas, adiantará  alguma coisa?...


    A moça (ou o rapaz) pede a Deus a graça de arrumar um marido (ou uma esposa), se casam e daí a pouco vem as divergências, as complicações de todo casal. Não seria melhor pedir a Deus a graça de um bom casamento, luz, temperança e um santo lar?...  


    A mãe pede uma gravidez, um filho, mas se conseguir não se torna uma boa mãe, agride os filhos, não tem paciência, etc. De que valeria mais pedir um filho ou a graça de uma ser uma boa mãe?


    Pois é Deus sempre pensa primeiro, vê primeiro, conhece nossas intenções, e, muitas vezes é difícil aceitar a sua vontade. E olha, isso está se tornando uma coisa muito comum. Certos "líderes" religiosos dizem que não, que não devemos aceitar a vontade de Deus, que devemos determinar que Deus faça a cura, o milagre... mas para um bom cristão, aceitar a vontade de Deus, não é se acomodar com a doença, com o sofrimento. Pelo contrário é antes de tudo, buscar mudança de vida física e espiritual, buscar um novo meio de vida dentro dos princípios que Jesus nos ensinou. A qualidade de vida do bom cristão está em primeiro lugar, seguir Jesus, fazer cumprir a sua vontade. Jesus mesmo disse: "De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma?" -  é assim mesmo, toda e qualquer ação divina em nossa vida parte do propósito de que Deus quer que salvemos nossa alma. 


    As vezes pensamos ao contrário e por isso nos revoltamos contra Deus. Contra a Igreja e contra Jesus. Impedindo o Espírito Santo de entrar em nossa vida e fazer sua obra necessária à nossa santificação.


    Para o bom cristão a Oração não é determinar a cura e sim, pedir a graça, mas aceitar o que Deus tem de melhor no momento para nos oferecer.
    Hoje, vemos muitos casos de depressão. Porque isto acontece? - os médicos dizem que é o mal do século. A depressão está ligada a sentimentos que muitas vezes no profundo do ser, a pessoa se deixa levar por eles, guarda muitas coisas. Pensa em muitas coisas ao mesmo tempo. Se preocupa demais com a casa, com os filhos, consigo mesmo. Acarretando para si problemas dos outros. Quando vê seu coração está cheio de coisas que não prestam. As consequências são dores musculares, desejo de suicídio, problemas de coração, pressão alta, e até mesmo a loucura. 
    Mas se formos analisar, toda pessoa deprimida, está carente do amor profundo de Deus, afastada de sentir e ser conduzida por este amor. Muitas vezes a família quer que o ente se liberte daquele problema, mas se esquece que a graça de Deus para esta cura é tão simples: está em sentir, e fazer uma experiência de amor com Ele e com a Comunidade de Jesus. Quem vive para Jesus não dá lugar para depressão. Onde está o milagre aqui?... está em se libertar dos sentimentos ruins e das coisas deste mundo, e nestes casos, precisa de um empurrãozinho nosso. Se libertar das coisas significa optar por viver uma comunhão com Jesus Ressuscitado. E a Eucaristia tem este propósito, Jesus quer ser íntimo a nós. E Jesus mesmo ensina:


    "Não vos preocupais com o que havereis de comer ou vestir. Olhai os pássaros, eles não plantam, não ceifam e no entanto, tem sempre o que comer! Olhai os lírios nem mesmo as vestes de salomão possui tamanha formosura! - se Deus cuida dos pássaros e faz a brancura dos lírios dos campos, o que não poderá fazer por você que é seu filho?  


    Eis aí o maior amor de Deus. Deus sempre cuida de nós. Os milagres não são mais ou menos importantes, "se", compreendermos bem o que Deus tem para cada um de seus filhos. - PENSE NISTO! - Muita gente ao invés de crer em Jesus porque ele é o Filho de Deus, prefere um Jesus ou um Deus milagreiro que deve resolver os problemas que, muitas vezes é de responsabilidade nossa resolvê-los. Quem procura um Deus milagreiro que satisfaz seus desejos e caprichos,vive sempre pulando de "igreja" em "igreja", e, mudando de opinião e religião. Em primeiro lugar o que devemos buscar de Deus através de Jesus não são os milagres, mas  o seu reino. Jesus disse: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado!" - Assim quem procura mais milagres que viver o seu evangelho acha que Deus está pronto a satisfazer tudo aquilo que por incompetência humana não é capaz de realizar.
    O maior milagre que Deus fez para nós e, muitas vezes não somos agradecidos, é a graça de viver, de poder experimentá-lo, o segundo é a Eucaristia, Deus-presente nas espécies de pão e vinho, o terceiro é a graça de sermos salvos por Jesus. Os outros milagres ainda que sejam necessários não são maiores nem mais importantes que estes.
    Antes de pedir uma graça a Deus, verifique se você precisa mesmo desta graça, ou se fazer a vontade de Deus é o melhor no momento. Verifique se aquele pedido não é um pedido egoísta. Porque falo isto? porque tem gente que quer que Deus faça um milagre, e até o ajude a ficar rico ganhando em jogos. Ora não é melhor trabalhar ser feliz e contentar com o que se tem? - Outros pede a cura de um câncer, mas não para de fumar, ou não se previne. Outros ainda querem ser curados de uma paralisia, mas ainda que Deus atenda abandonam a sua fé. Ou pede a Deus a graça de conseguir um emprego, mas não sai à procura. 
    Outros fazem tantas promessas, mas não prometem a Deus seguir, e nem seguem o seu Evangelho, então querem apenas que Deus resolva, faça um milagre de forma egoísta. Deus não satisfaz nossos caprichos. 


    Texto de: Elmando Valeriano de Toledo                                  

                                        

    4 comentários:

    1. Jesus quando curava não fazia alarde. Portanto esses pastores protestantes e não evangélicos, que do evangelho não tem nada, querem na realidade aparecer, então é só colocarem um nariz de palhaço e se vestirem como tal, e irem dissimular milagres no circo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é Marcos, em primeiro lugar obrigado pela opinião, este blog é feito para você. O seu comentário não merece "comentários" já disse tudo. É uma pena que as pessoas não sabem discernir ainda como aceitar a vontade de Deus.Um abraço!

        Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    3. Elmando, excelente texto.
      Resumindo: Jesus fez milagres; deu exemplos de caráter; como homem; como deve-se comportar um pastor etc. para que as pessoas acreditassem Nele e a Quem o enviou. Infelizmente, nota-se muitos pastores, padres etc desviando-se do verdadeiro propósito/ensinamentos da qual Jesus ensinou. Como Ele mesmo disse: "...Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis?" Por isso, quase sempre falava usando parábolas para os que ouvem não ouçam e os que veem não conseguisse ver.
      Aliás, fugindo bastante do tema...muitos duvidam que a Bíblia foi escrito por seus seguidores/apóstolos. Mesmo nos dias atuais, e no passado, com grandes pensadores/doutores/filósofos etc. todos juntos não conseguiriam criar textos da forma como foi escrito. Bíblia é o único livro, dentro de outros ensinamentos, que nos ensinar a fazer o bem/correto - dentre outros -, enquanto, todos os outros livros são criados apenas com a intenção de "vender" livros. Até mesmo os produzidos por livraria cristã são criados, não unicamente, mas um dos propósitos de serem produzidos é gerar "riqueza" para os proprietários/autores etc. A Bíblia foi escrita,realmente, por seus seguidos/apóstolos.

      ResponderExcluir