quinta-feira, 13 de maio de 2010

CORAÇÕES SAGRADOS - DEUS QUER NOS ACOLHER EM SEU CORAÇÃO

      
(Texto de D. Murilo S.R. Krieger, Scj - Arcebispo de Florianópolis SC)


            A espiritualidade do Coração de Jesus tem raízes bíblicas, foi o próprio Jesus que se apresentou como manso e humilde. (Mt11, 30); mais, após sua morte na Cruz, "um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e e imediatamente saiu sangue e água." (Jo 19,34)
         Esse acontecimento para João o evangelista foi o maior prodígio na História da Salvação. Embora o evangelista destaque somente o lado transpassado, há uma referência implícita sobre o coração físico do Senhor. Para estar certo da morte do Senhor, o soldado desejava transpassar não só o lado mas o coração de Cristo. Fonte de Água Viva que jorra sobre os que são batizados, fonte do sangue que nos alimenta na Eucaristia. À partir deste fundamento bíblico a Igreja procura apresentar todas as dimensões do amor do Filho de Deus. Pois Ele quer atrair todos a Si. (Cf. Jo12, 32)
Ao lado da espiritualidade da contemplação do lado aberto do Salvador, nasceu e desenvolveu na Igreja a devoção ao Imaculado Coração de Maria, também com raízes bíblicas. Descrevendo a visita dos pastores à gruta de Belém. O Evangelista Lucas comenta que, ao ouvirem os pastores contarem o que tinham visto e ouvido enquanto cuidavam das suas ovelhas, todos ficaram admirados, "Maria porém guardava todas estas coisas em seu coração!" (Lc1, 19)

Doze anos mais tarde a Família de Nazaré foi à Jerusalém para a festa da Páscoa. Ao voltar, pensando que  Jesus se encontrasse na caravana de seus pais, caminharam um dia inteiro, ao final do dia não O encontrando, voltaram a Jerusalém. Depois de três dias à procura, O encontraram no Templo sentado entre os doutores da Lei. Tendo pois, Maria, perguntado porque fizera aquilo e os deixaram angustiados à sua procura, Jesus respondeu:
"Porque me procuráveis? Não sabiam que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?" (Lc 2, 51) 
O coração de Maria é o berço, segundo todas as tradições cristãs, o berço de toda meditação sobre os mistérios de Cristo. Meditar no coração é do próprio sábio que conserva a lembrança dos fatos para atualizar seu conteúdo.
Santo Agostinho dirá mais tarde que Maria concebeu Jesus antes no coração que no ventre. Queria expressar a total disponibilidade e abertura de Maria à vontade de Deus.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria teve um enorme impulso com as aparições de Fátima em 1917. O Anjo preparou os pequenos pastores para a sua missão e antecipou-lhes: "Os sagrados corações de Jesus e Maria têm a vosso respeito projetos de Misericórdia!" - Mais tarde Nossa Senhora dirá à Lúcia: "Jesus quer servir de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem abraçar prometo a salvação e serão queridos de Deus como flores postas por mim a adornar o seu trono!" (13-06-1917)   


Na Bíblia, a palavra "coração" se refere à intimidade de uma pessoa, ao lugar em que se concentra sua essência e de onde partem as palavras e ações. A Devoção ao Imaculado Coração de Maria quer nos lembrar a realidade mais profunda da Mãe de Jesus, seu amor, o mistério de sua graça e o dom total que fez de si mesma a Deus e a humanidade. Essa ligação de Maria com seu Filho fez o Papa Pio XII afirmar: 


"A fim de que o culto ao Coração de Jesus traga frutos mais copiosos para a família cristã e para a sociedade, assumam os fiéis o dever de associar intimamente a ele a devoção ao Imaculado Coração da Mãe de Deus!"  (HA, 1956)
            
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário