quinta-feira, 13 de maio de 2010

XVI CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL - EM BRASÍLIA 2010

(Texto de Pe. Alírio J. Pedrini, Scj)

Vivemos um momento solene e importante na Igreja Católica do Brasil. Celebramos um Congresso Eucarístico Nacional. Embora seja celebrado em Brasília, todas as Dioceses e Paróquias, Comunidades e todos os católicos são convocados a participar de alguma forma, e a viver este profundo momento de fé e de culto a Jesus Cristo vivo, ressuscitado, realmente presente nos sinais sacramentais que Ele mesmo escolheu para ficar conosco e conosco caminhar em todos os tempos.

Brasília estará em festa, não só pelos 50 anos de fundação da cidade, como também pelo Jubileu  da Arquidiocese de Brasília, bem como pela realização do XVI Congresso Eucarístico nacional, que será realizado de 13 a 16 de maio de 2010. O Congresso terá como tema: "Eucaristia Pão da Unidade dos discípulos Missionários". E por lema "Fica Conosco Senhor".

Um Congresso Eucarístico é uma grande celebração para a qual são convocadas todas as pessoas que professam a fé católica, na verdade da presença real de Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia. A fim de dar um testemunho público de sua fé, e com isso renovar, revigorar,  aprofundar e consolidar toda a vida cristã, vivida como discípulos missionários do Divino Mestre, presente no meio de nós, de forma especial na Eucaristia.

OBJETIVOS DO CONGRESSO NACIONAL

Desde os primeiros Congressos Eucarísticos realizados na Igreja católica da Europa, sempre se indicaram três objetivos essenciais:

  1. Aprofundar a doutrina cristã sobre a presença real de Jesus na Eucaristia.
  2. Prestar culto público e solene a Jesus presente no Santíssimo Sacramento.
  3. Manifestar a universalidade e a unidade da Igreja em torno de jesus Cristo.  

Desdobrando estes objetivos podemos alargar a compreensão da oportunidade de celebrar a cada quatro anos um Congresso:

  1. Despertar e avivar, e aprofundara fé na "presença real de Jesus Cristo vivo ressuscitado e glorioso", presente na Eucaristia, ou suja, presente sob as aparências do pão e do vinho consagrados.
  2. Baseados, movidos e até induzidos pela fé na presença real de Jesus vivo, realizar durante o Congresso, o mais solene, devoto e grato culto público a Jesus vivo, realmente presente na Eucaristia.
  3. A partir do Congresso, promover, renovar e avivar em todas as comunidades católicas, todas as melhores formas do culto eucarístico: a Santa Missa, as procissões, as visitas ao senhor Sacramentado.
  4. Firmados numa fé viva  num culto consciente e apropriado de Jesus presente na Eucaristia, renovar a vida cristã católica de todo o povo para que busquem a santidade na caridade.
  5. Tendo como fontes de vitalidade as celebrações eucarísticas sempre centradas na pessoa de Jesus Cristo vivo, ressuscitado, presente na Eucaristia, motivar as Comunidades cristãs a viverem verdadeira fraternidade, e a fazer jesus vivo acontecer na vida dos que ainda não o conhecem.                                                                                           
O SEGREDO DO ÊXITO DA FÉ

O ponto de partida para todos esses objetivos. Bem como para muitos outros a serem almejados e buscados num Congresso Eucarístico é a "Fé" viva na presença real de jesus Cristo  vivo na Eucaristia, que o torna realmente presente em todos os momentos do Congresso, em todas as atividades e em todas as celebrações realizadas. Sem essa fé viva e explicitada, tudo num Congresso se dilui, tudo empalidece. Sem a fé verdadeira na presença real de Jesus, proclamada vigorosamente durante todo o Congresso, as celebrações, por mais belas perdem o significado, ficam vazias pois faltaria a "presença real" do celebrado: Jesus.

Sem essa fé na presença real, os esforços de evangelização para conversão dos corações perdem sua força intrínseca, pois falta Aquele que é o Evangelho. Sem essa fé as motivações para a promoção humana caem logo no vazio, pois não há força nos corações, produzidas pelo amor de Jesus. Sem essa fé o apelo para que os católicos sejam missionários não atinge e não convence, pois sem fé viva, não há uma "paixão" por Jesus, e, portanto não há motivações para anunciá-lo.

O segredo do êxito, a chave de todo sucesso de um Congresso Eucarístico está, única e exatamente numa, "viva e profunda fé na presença real de Jesus Cristo ressuscitado, na Eucaristia". Eis o ponto de partida , portanto de todo Congresso: Anunciar de forma mais cristalina, convicta, convincente, o "Mistério Eucarístico" , ou seja, a "presença real de Jesus Cristo ressuscitado, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade", no divino sacramento. Se o fogo da fé na presença real de Jesus na Eucaristia for ateado em todos os corações, tudo mais virá por acréscimo. Todas as melhores consequências advirão. Todos os objetivos almejados serão atingidos, pois, "se permanecerdes em mim e eu em vós, dareis muito fruto", disse Jesus.


FÉ DESAFIADORA


Crer na presença real de Jesus na Eucaristia é uma graça maravilhosa, extraordinária. Mas sem dúvida essa verdade é desafiadora. Quando Jesus anunciou aos Apóstolos e discípulos em Carfanaum que "Ele era o pão vivo descido dos céus", que "sua carne era verdadeira comida  seu sangue verdadeira bebida!" - quando disse: "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu vos darei é minha carne para a salvação do mundo!"- Quando afirmou: "Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue terá vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".


Muitos discípulos disseram: "Quem pode admitir isso"? - sabendo Jesus que os discípulos murmuravam entre si, perguntou-lhes: "Isto vos escandaliza"? desde então muitos discípulos retiraram e não andavam mais com Ele. Mas Jesus havia falado a verdade, e por isso disse: "Vós também desejam ir?" Simão Pedro respondeu: "A quem iremos Senhor? só tu tens palavras de vida eterna!" .. e nós cremos que és o Santo de Deus! (Cf. Jo6, 48-69)


A decisão de Jesus instituir a Eucaristia era definitiva. Jesus exigiu dos doze a fé na sua palavra na sua proposta de ser o "Pão Vivo". Jesus estava preparado para ser abandonado por todos os discípulos. Ficar sozinho e recomeçar tudo de novo, mas Jesus não abria a mão de Instituir a Eucaristia.


FÉ BENDITA


Crer em Jesus na sua palavra: eis o segredo de entrar no tesouro da Eucaristia. Disse são Tomás de Aquino:
"A presença do verdadeiro Corpo de Cristo e do verdadeiro Sangue de Cristo, neste sacramento não se pode descobrir só pelos sentidos, mas sim pela fé, baseada na autoridade de Deus". (CIC-1381). Segundo esse raciocínio afirmamos que cremos, não porque podemos provar a presença de Jesus em laboratório, mas cremos que foi Ele quem o firmou!


Nós podemos nos enganar. Mas Jesus não pode nos enganar! Ele é Deus! Um Deus não pode ser falso e enganar os que Nele crêem. Por isso São Cirilo acrescenta:
"Não ponhas em dúvidas se é ou não verdade! Aceita com fé as palavras do Senhor, porque Ele é verdade e não mente!" (CIC-1381)


Crer é ter absoluta certeza de que a Eucaristia não é uma coisa, mas, sim uma pessoa!
A pessoa de Jesus Cristo vivo, oculto, "disfarçado" num pedaço de pão. Crer é ter absoluta certeza que a Hóstia Consagrada não é uma coisa mas sim, a pessoa de Jesus ressuscitado, substanciada daquela maneira.


Imagine se Jesus resolvesse em cada Eucaristia celebrada transformar-se fisicamente o pão e o vinho em carne (crua) e sangue (cru), quem comeria, quem beberia? - pouca gente de coragem de comer e  beber, muitos ficariam de fora do Banquete Eucarístico, porque teriam nojo, náuseas do próprio Jesus. Por isso é que Jesus não chega a este ponto, mas está invisivelmente  nas espécies do pão e do vinho, algo que não nos escandaliza, que todos podemos participar, comer e beber. O pão e o vinho continuam do jeito que são, mas a presença de Jesus no ato da Consagração se torna real nas duas espécies.  
Cabe lembrar que na última Ceia, Jesus,  ao instituir a Eucaristia, também não deu de beber sua carne e seu Sangue fisicamente, não! Ele deu o pão e o vinho e disse:
"Tomai e comei este é o meu corpo que será entregue por vós!"
"Tomai e bebei este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e eterna aliança, que "será derramado por vós para remissão dos pecados!" ...   O "Sangue da eterna aliança" É isto que é a Eucaristia, uma aliança eterna com Jesus na comunhão do seu Corpo e seu Sangue, que foi derramado por nós na Cruz. A Eucaristia é esse Sacrifício de Jesus que se renova todos os dias em nossos altares na Santa Missa, mas é um Sacrifício Incruento, isto é, não precisamos comer a carne de Jesus e beber o sangue de Jesus, propriamente dito, (nem Jesus o quer que façamos assim); pois isso é ato de canibalismo. (foi isso que os discípulos de Jesus não aceitaram, e se escandalizaram, não compreenderam as palavras de Jesus.) Mas a Eucaristia  traz para nós a presença de Jesus Morto e Ressuscitado. E ao mesmo tempo é o MEMORIAL PERPÉTUO, isto é eterno da paixão, morte e ressurreição Cristo até o final dos tempos. Por isso a cada celebração da Eucaristia, estamos celebrando a Páscoa do Senhor.


Por isso crer é ter absoluta certeza que quando dizemos:
"Eucaristia, Santíssimo Sacramento, Sacramento do Amor, Sacramento do Altar, Santa Ceia, Ceia do Senhor, Pão dos Anjos, Pão dos Céus, Santos mistérios, estamos clamando a presença real de Jesus Glorioso, sob as aparências do Pão e do Vinho consagrados












         
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário